Maturidade Profissional: Conheça 10 pontos que mostram que você já chegou lá

Compreender a importância da evolução profissional e transformar isso em ações é uma das melhores maneiras de desenvolver um belo trajeto profissional

Manter uma vida profissional intensa e capaz de recompensar nossos esforços diários exige dedicação e uma busca constante por auto aprimoramento, não é mesmo?

A necessidade de encontrar e usar ferramentas capazes de nos auxiliar diante de uma rotina intensa deve ser nossa força motriz como parte desse dia a dia e entre o leque de aptidões que precisam ser desenvolvidos, a maturidade profissional é uma das mais marcantes.

Com essa necessidade em destaque, o time MetLife elencou 10 comportamentos capazes de mostrar que você já atingiu a maturidade profissional e como isso impacta positivamente a sua carreira. Vem com a gente!

Entender que a maturidade independe da idade

Esse é um ponto importante para aferir a nossa maturidade e também a dos colegas de trabalho. Não é a idade ou o tempo de carreira que irão definir a maturidade profissional, mas sim as ações.

Um networking movido pela empatia

Criar um bom network, confiável e no qual seja possível ter boas conversas é essencial para desenvolver a carreira. No entanto, perceber que essa busca não acontece somente por causa de interesse, é um passo importante para a maturidade profissional.

Saber ser incisivo e compreensivo

Entender que existem momentos distintos dentro da rotina de trabalho, com alguns que pedem um pouco mais de assertividade e outros que podem ser mais descontraídos também é um fator importante como parte da melhoria da caminhada do trabalho.

Feedbacks são importantes em todas as instâncias

Saber dar e receber feedbacks é algo que transforma a maneira como as tarefas são realizadas e entregues. Entender a importância dessa ferramenta e estar sempre em busca de melhorar a maneira como ela acontece é uma habilidade essencial.

Saber dizer não quando necessário

Principalmente quando falamos da cultura do brasileiro, dizer “não” é algo que não acontece da maneira e nos momentos necessários. Por isso, é necessário entender que essa ação não é um problema, mas sim uma forma de dinamizar a rotina de trabalho.

Saber qual o valor do seu trabalho

Entender quanto vale seu conhecimento e suas horas investidas na realização de uma tarefa é um ponto capaz de alterar toda a forma como nos relacionamos com nossas tarefas.

Lidar bem com a pressão e compreender que não é um robô

Pressão no ambiente de trabalho é algo muito comum, até mesmo nos espaços com tarefas menos adversas. Assim, entender como usar isso ao nosso favor é uma forma de melhorar ainda mais a performance.

Ainda, em conjunto com esse aprendizado importante, entender que não somos máquinas e que em determinados momentos, o importante é descansar, leva o rendimento e a forma como nos relacionamos com o trabalho para um patamar muito melhor.

Saber ouvir colegas de todas as áreas e cargos

Na sociedade moderna, ouvir é um desafio. No ambiente de trabalho esse é um ponto essencial para manter a curva de aprendizado e ser capaz de se relacionar com todas as pessoas.

Compreender a importância do trabalho que desempenha

Assim como o valor do tempo, é importante entender o que te motiva na realização do seu trabalho. Isso traz mais clareza para a realização das atividades diárias e também na transposição dos desafios.

Não trabalhar doente e valorizar a sua saúde mental

Para que seja possível chegar à maturidade profissional e mantê-la, a saúde física e mental precisa estar em dia. Valorizar isso e entender que corpo e mente precisam de descanso, abre ainda mais as possibilidades para a realização de um bom trabalho.

A MetLife, por meio de suas ferramentas de cuidado, é uma excelente aposta para quem entende a importância de contar com uma equipe sempre pronta para garantir segurança e bem-estar enquanto buscamos nossa maturidade profissional.