Mobilidade urbana: dicas para aproveitar o tempo no deslocamento diário

Recursos tecnológicos podem ser aliados para fugir do trânsito ou até mesmo para aproveitar melhor o tempo que passamos nele

Segundo estudo sobre mobilidade urbana realizado pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), o brasileiro gasta em média duas horas por dia para ir e voltar do trabalho. Em uma semana, passamos cerca de 10 horas parados no trânsito, seja dentro de um carro, metrô ou ônibus, sem fazer nada.  

Com uma rotina cada vez mais atribulada, sabemos que o tempo é nosso bem mais precioso, por isso, hoje nós vamos propor algumas sugestões para você otimizar o seu trajeto. Acompanhe!  

1. Coloque a leitura em dia  

Nada como um bom livro para passar o tempo. Se você utiliza bastante os transportes coletivos ou táxi e Uber, o tempo parado no trânsito é perfeito para colocar a leitura em dia.  

Mas, se você é o motorista, opte por audiolivros para manter a atenção em seu trajeto.  

2. Informe-se sobre os acontecimentos importantes  

Manter-se atualizado sobre o que acontece em nosso país e pelo mundo afora é fundamental, por isso, aproveite esse tempo para sintonizar uma rádio de notícias ou ouvir seus podcasts favoritos.  

3. Estude  

O tempo que você passa em um deslocamento pode ser utilizado para reforçar seus estudos. Revise matérias, leia apostilas ou baixe aplicativos de exercícios e simulados para praticar.  

Hoje em dia, temos à disposição bastante conteúdo que pode ser acessado pelo celular para aprimorar nossos estudos.   

4. Planeje seu dia  

Organize sua agenda nos momentos em que estiver indo para o trabalho ou para sua casa. Programe seu dia, revise os horários dos seus compromissos e relembre as atividades da semana.  

Além de ajudar a passar o tempo, isso pode aumentar a sua produtividade e motivação para trabalhar, afinal, com tudo preparado fica mais fácil.  

5. Otimize seu tempo  

A melhor forma de não perder tempo no trânsito é evitá-lo. Só saia em horário de pico quando for necessário. É claro que, em algumas situações, é impossível fugir do horário do rush, mas vale a pena tentar negociar um horário alternativo no trabalho, fazer um curso ou ir à academia para escapar do trânsito.  

6. Use os serviços de compartilhamento de bicicletas  

Além de ser uma opção para fugir do caos do trânsito, utilizar a bicicleta durante o seu trajeto (completo ou parcial) pode trazer benefícios para a sua saúde, pois pedalar é uma atividade física excelente para emagrecer e tonificar a musculatura. Por que não unir o útil ao agradável?  

7. Programe-se com antecedência  

Planejamento é a palavra-chave. Programe-se para executar as tarefas do seu dia com tranquilidade. Acorde um pouco mais cedo, deixe sua roupa e seu material de trabalho ou estudo preparado no dia anterior, consulte as condições do trânsito e meteorologia antes de sair de casa. Pequenas atitudes como essas podem fazer a diferença.