Motorista de aplicativo após os 60 – Confira 6 dicas para se proteger em sua rotina de trabalho

Atualmente há milhares de motoristas idosos dirigindo por aí como forma de seguirem ativos no mercado de trabalho ou complementar a aposentadoria. No entanto, eles podem ser o alvo preferencial dos criminosos

Os aplicativos de transporte se popularizaram no Brasil e ajudam tanto quem precisa de emprego ou quanto aqueles que estão em busca de uma renda extra.

Com as dificuldades em conseguir trabalho após uma certa idade, não é raro hoje em dia encontrar motoristas com mais de 60 anos rodando por aí.

Mas, engana-se quem acredita que essa é uma profissão fácil. São muitas horas trabalhadas, muitos quilômetros rodados e, muitas vezes, o perigo faz parte dessa rotina.

Diante dessa realidade, o motorista com idade mais avançada pode ser alvo fácil de criminosos e deve tomar algumas medidas para evitar situações de risco.

No artigo de hoje, a MetLife, sempre empenhada em oferecer segurança à sua integridade, listou seis dicas que podem afastar os perigos e garantir uma viagem mais tranquila para os motoristas e seus passageiros.

Continue a leitura e coloque em prática hoje mesmo!

1) Confira a nota do passageiro

Quem dirige aplicativo sabe que, assim como os motoristas, os passageiros também possuem uma avaliação. É importante que você confira antes de aceitar a corrida. Se a nota do passageiro for muito baixa, há grandes chances de ele já ter causado algum problema. Melhor evitar!

2) Só aceite pagamentos em cartão

O pagamento em dinheiro é um atrativo para criminosos que podem solicitar uma corrida apenas para realizar um assalto. Por isso, ao se cadastrar em apps que permitam a escolha da forma de pagamento, dê exclusividade para os pagamentos com o cartão de crédito ou débito.

3) Dê uma conferida na rota do GPS

Ao inserir o destino da corrida no GPS, confira as rotas disponíveis. Nem sempre o caminho mais rápido é o mais seguro. Vale a pena também perguntar ao passageiro se ele tem alguma sugestão de trajeto.

4) Escolha um local seguro para descansar entre uma corrida e outra

Dirigir por horas pode ser bastante cansativo e exigir um esforço muito grande do seu corpo, por isso é muito importante fazer pausas entre as horas trabalhadas.

Entretanto, é fundamental ter cuidado ao escolher onde parar o carro. Prefira locais movimentados e iluminados e evite ruas escuras e desertas.

5) Evite locais considerados perigosos

Infelizmente, há algumas regiões da cidade que são conhecidas por serem perigosas, por isso, o ideal é que você fique longe desses locais para evitar algum chamado ou tenha que se deslocar pelos arredores.

Prefira os bairros mais boêmios e comerciais. Uma boa dica é conversar com outros motoristas sobre isso e conferir quais são os eventos e atrações que acontecem na sua cidade para manter-se em locais movimentados.

6) Dirija com responsabilidade

Ser assaltado não é o único problema que você, motorista, pode encontrar na sua rotina de trabalho. A imprudência ainda é a grande responsável por acidentes e mortes no trânsito e por isso estar atento ao volante é imprescindível.

Dirija sempre respeitando a sinalização e a velocidade da via, tenha calma ao passar por cruzamentos e ande sempre com o tanque cheio para não correr o risco de ficar parado em locais perigosos por falta de combustível.

Evite também entrar em discussões e jamais beba ao dirigir.