O grande poder de dizer 'não'

Você não precisa resolver tudo sozinho. Delegar ou até mesmo recusar uma tarefa pode ser melhor para você e seu futuro

No mundo atual, ser multitarefa é quase uma exigência e muitas vezes temos a impressão de que o dia é curto demais. Mas você já parou para pensar que a sensação de falta de tempo pode ser resultado da sua dificuldade de dizer “não”? 

Você fica com sentimento de culpa quando precisa recusar um pedido? Se a sua resposta foi “sim”, saiba que o poder do “não” pode ser libertador, sobretudo em uma rotina cada vez mais corrida. 

Na MetLife entendemos que seu tempo é algo valioso e separamos algumas dicas de como dizer “não” e assim reduzir o peso da responsabilidade de resolver tudo sozinho. 
 
1- Estabeleça prioridades
 
 
Mantenha o foco nas suas prioridades. Quanto mais incorporamos o “sim” para tudo, muita das vezes estamos dizendo “não” para algo importante para nós e até nos prejudicando. Lembre-se: todo sim esconde um não e todo não esconde um sim. Quando você abandona o direito de escolher, os outros escolhem por nós. 
 
2- Você pode substituir um sim automático por  ‘Eu preciso pensar’ 
 
Se você ainda não se sente muito confortável com um objetivo “não”, existem algumas técnicas que te ajudam a procurar achar um equilíbrio. Conferir na sua agenda para ver se você realmente tem tempo disponível, te permite avaliar as coisas de forma mais ponderada antes de se comprometer. 
 
3-  Use o ‘não’ suave 
 
Agradeça de forma gentil ressaltando a honra de ser cogitado, para em seguida refutar de forma delicada. É famoso “obrigada, mas não”. Negar algo não precisa ser sinônimo de grosseria. 
 
4- Barganhe 
 
Quando existe uma situação no ambiente profissional, vale a pena indagar que tipo de troca pode ser feita para que você possa ajudar. Ex: “Para priorizar seu pedido, o que eu posso deixar no fim da fila?”. 
 
5- Pratique em casa 
 
Se você tem a dificuldade com o “não”, sobretudo quando pego de surpresa, vale a pena praticar o discurso em casa. Quando você pratica por tempo suficiente e com frequência, você se torna mais forte para ouvir até pedidos inapropriados, desconfortáveis ou mesmo excessivos, pausar para respirar contando até 3 e mandar um simples e libertador: Não.