O que é indústria 4.0 e como um profissional pode se dar bem nela?

A evolução acontece em todos os âmbitos e não poderia ser diferente para os processos industriais

Os nossos conhecimentos estão sempre em evolução. Isso nos fez sair de uma sociedade baseada somente na agricultura para construirmos grandes metrópoles, com processos automatizados e pessoas sem tempo.

Nós da MetLife entendemos que evoluir é importante. Mas, mais importante que isso é sabermos que precisamos também evoluir junto com a sociedade. O conceito de indústria 4.0 vem sendo comentado há alguns anos. Saiba mais sobre o que é esse novo marco da evolução industrial.

O que é indústria 4.0?

A indústria sempre esteve em processo de evolução, desde quando surgiu o conceito de indústria 1.0, há 250 anos com as máquinas a vapor. De lá para cá, já passamos pela indústria 2.0, com a linha de montagem industrial, e a indústria 3.0, com os primeiros sistemas de automação.

Em 2011, numa feira de tecnologia que acontece em Hannover, Alemanha, foi revelado o conceito de indústria 4.0. O governo alemão, os centros de pesquisas do país, as universidades e as empresas de tecnologia se uniram para propor mudanças no modelo industrial que conhecemos hoje. 

Essas mudanças incluem a descentralização do controle de processos e a utilização de dispositivos inteligentes interconectados, desde a produção até a logística das empresas. Espera-se que tudo fique mais simples de controlar e mais ágil.

Quais benefícios a indústria 4.0 vai proporcionar?

Assim como nas outras revoluções industriais, nessa haverá benefícios para os meios de produção.

Descentralização de processos

A indústria pretende integrar a inteligência artificial para melhorar o monitoramento de cada etapa. Dessa forma, não é preciso esperar até o fim de um processo para identificar erros.

Teremos um sistema mais ágil para evitar problemas. Além disso, a tomada de decisão ficará melhor, assim como os processos industriais.

Operação em tempo integral

Hoje em dia, para coletar os dados de cada processo dentro de uma linha de produção é preciso que uma pessoa fique disponível apenas para isso. Porém, com a indústria 4.0, dispositivos inteligentes e interconectado serão implementados na linha de produção. 

Dessa forma, eles colherão os dados de forma segura e prática. Isso possibilita que a fábrica opere em tempo integral e otimiza a tomada de decisão por parte dos gestores.

Automatização

Como se pode notar, a tecnologia será implementada em toda a linha de produção de forma a otimizar e tornar mais seguro e práticos os processos. A automatização fará parte de toda a fábrica, bastando apenas poucas pessoas para controlar toda a linha de produção. 

Como será o futuro profissional?

Com o avanço tecnológico é perceptível que os empregos nas fábricas vão diminuir. Para driblar essa questão, será preciso investir mais em educação. Ensinando as novas gerações a utilizarem a tecnologia que começará a ser implantada.

Além disso, toda evolução tecnológica gera desemprego, mas também gera novas vagas de emprego que antes não existiam. Por exemplo, hoje temos pessoas que administram páginas de redes sociais para outras empresas. Porém, isso só surgiu porque a internet foi criada.

Espera-se que não seremos mais uma sociedade industrial, mas sim uma sociedade de serviços. Dessa forma, as pessoas precisam se preparar para novos tempos e é interessante que elas estejam abertas a novos conhecimentos.

A dica é ficar preparado para as novas tecnologias que estão por vir. Assim, ninguém será surpreendido com o que já sabemos que vai acontecer no futuro.