O que é resiliência e por que ela é tão importante nas carreiras?

Saber lidar com suas emoções é uma das atitudes que te faz ser resiliente

Saber lidar com as mudanças que ocorrem diariamente na vida pessoal e profissional é muito importante. Essa é uma das características de uma pessoa resiliente. Mas por que devemos aprender a ser resilientes?

Nós da MetLife compreendemos que a vida profissional tem seus desafios. Para superá-los é preciso ter algumas características, sendo uma delas a resiliência.

O que é resiliência? 

Resiliência é uma palavra que vem do Latim, resiliens, que significa “voltar ao estado normal”. Ela é utilizada na Física, para definir a capacidade que alguns materiais têm de voltarem à forma original, mesmo quando sofrem grandes impactos e deformações. 

Porém, com o passar do tempo, esse termo foi adotado no meio profissional para pessoas que conseguem suportar e se reerguer em momentos de crise. A resiliência também passou a ser definida por psicólogos como uma capacidade humana de resistir e reagir diante de adversidades cotidianas. 

Qual é sua importância para a carreira profissional?

O mercado de trabalho é muito competitivo, por conta disso há muita pressão sobre a empresa e seus funcionários para que deem seu melhor e, assim, promovam o crescimento. Dessa forma, muitos profissionais acabam tendo que enfrentar cobranças e pressões diariamente.  

Ser resiliente é quase essencial para se manter no mercado e manter sua saúde mental. Algumas pessoas tendem a ser mais resilientes que outras. Isso é devido às experiências que elas já tiveram e ao seu perfil psicológico. 

Quando uma pessoa é mais resiliente, ela lida melhor com as emoções e com os desafios do dia a dia. Isso proporciona melhores decisões, superação de crises, conseguir lidar com prazos curtos, entre outros. Além disso, elas conseguem ser mais criativas e mais motivadas a continuar seus trabalhos, pois sabem que estão dando o melhor de si. 

Como desenvolver a resiliência?

Todas as pessoas podem se tornar resilientes. Para isso, é preciso pensar um pouco diferente e melhorar alguns hábitos. Confira a seguir, algumas dicas para isso: 

Saiba administrar suas emoções

Quando estamos no trabalho, ele nos exige foco em criar soluções e não exaltar nossas emoções sempre que algo sai do normal. É preciso não se deixar levar pelos sentimentos. 

Isso não é simples, mas com a prática vai se tornando mais fácil. Aliás, você não vai parar de sentir, mas vai saber como lidar com suas emoções.

Por exemplo, se sentir que vai ficar exaltado, afaste-se da situação, escute uma música. Essas atitudes fazem com que sua cabeça esfrie e você consiga raciocinar melhor sobre o fato. 

Tenha autoconfiança

Dependendo da sua função numa empresa, é preciso tomar decisões com frequência. A questão é que para isso, é necessário ser autoconfiante. Afinal, as decisões terão algum resultado que pode ou não agradar. 

Uma pessoa que tem baixa autoestima vai ter dificuldades em encarar as decisões. Isso faz com que ela até perca oportunidades. Por isso, ter autoconfiança faz parte das pessoas que são resilientes.

Não se culpe tanto 

A partir do momento que tomamos alguma decisão outros fatores também contribuem com o resultado. Nem sempre conseguimos controlar esses fatores, apesar de nos esforçarmos ao máximo. 

Sendo assim, não se culpe tanto por algo não ter dado certo. No final, talvez nem tenha sido por sua causa que o resultado não saiu como o esperado. Saiba que você deu seu máximo e que da próxima vez irá avaliar melhor a situação. 

Saiba adaptar-se às mudanças

Hoje em dia, em que tudo muda tão rápido, adaptar-se às mudanças é essencial. Ter esse desprendimento do fixo e saber como lidar com algo novo que está surgindo faz de você um profissional mais criativo e que consegue tomar decisões mais rápidas. 

O profissional só tem a ganhar ao adquirir resiliência. Isso porque, ele vai conseguir lidar melhor com as situações que surgem no dia a dia.