Os cinco grandes momentos da carreira e como tirar o melhor deles

Do estágio a aposentadoria, saiba como se destacar em todas as fases da sua vida profissional

Aqui na MetLife nós compreendemos que para aproveitar para aproveitar ao máximo os frutos de uma carreira profissional bem-sucedida é importante conhecer e entender seus principais momentos.

Dessa forma, detalhamos os cinco grandes momentos existentes em (praticamente) qualquer carreira e separamos algumas dicas bacanas para que seja possível tirar o melhor de cada um deles.

Mostrando potencial no estágio

O estágio, para grande parte dos profissionais, costuma ser o “momento 1” da carreira. O contato inicial com o dia a dia de um emprego e com a cultura da empresa. 

Nesse momento o melhor a fazer é estar disponível, aberto e atento, já que quanto mais informações forem absorvidas durante o período, melhor o desempenho.

Vale muito a pena estudar histórias de profissionais que se deram bem começando como estagiários, entender o sistema de carreira da empresa e fazer o possível para aprender o máximo das funções que estejam ligadas ao seu escopo de trabalho.

Valorizando seu conhecimento como um funcionário júnior

A partir daqui é hora de mostrar tudo o que você aprendeu durante os anos na faculdade e nos cursos de extensão. Esse é o momento em que o mecanismo interno da empresa está prestando atenção nas suas ideias, na forma como você se porta com seus superiores e como se sai nos desafios de maior e menor estresse. 

Por isso é importante buscar entender as melhores formas de agir dentro da sua função, perguntar para tirar dúvidas e permanecer próximo de quem já desenvolve o trabalho há mais tempo.

Desenvolvendo todas as funções como um funcionário pleno

Agora as decisões têm mais impacto, a rotina de trabalho pode se tornar mais intensa, e pessoas passam a depender das suas perspectivas. Nesse momento, ter total compreensão do que você faz é essencial e, claro, entender como delegar tarefas e trabalhar em equipe, detalhes que irão te guiar para o próximo passo, é algo essencial.

Coordenador: Delegando tarefas e administrando times

Nesse momento, toda a sua expertise em trabalhar com pessoas já foi testada. Assim, a partir de agora, entender métricas, traçar metas, coordenar times e buscar objetivos, passa a fazer parte da sua rotina de forma ainda mais direta.

É importante que nesse momento sua mente analítica já tenha sido desenvolvida para que o trabalho em equipe e as funções com as quais você precisa permanecer atento já estejam naturalmente integradas a sua forma de trabalho.

Vendo tudo de cima: Chefia/Sociedade

Um desses pontos pode, com certeza, coroar a sua trajetória dentro de uma empresa. Nesse momento, o domínio total de toda a estrutura, necessidades e tomadas de decisões já devem fazer parte da sua forma de trabalho.  

A partir desse momento, as suas instruções serão passadas para pessoas que irão coordenar e delegar as estratégias, por isso ser claro ao se comunicar, conseguir ter ampla visão de negócio e futuro é mais do que essencial.

A hora do descanso com a aposentadoria

Sim, a aposentadoria também faz parte da carreira. É o final de uma trajetória que pode abrir portas para outras possibilidades ou, obviamente, para o merecido descanso. Ter planejado o que fazer com o tempo livre é algo realmente importante para que o período seja aproveitado da melhor forma possível.