Dicas para otimizar o seu tempo e aumentar a sua produtividade

Com tantas informações e estímulos, é fácil perder o foco. Mas com algumas estratégias simples é possível organizar a rotina

A rotina cada vez mais corrida faz com que tenhamos a sensação de que 24 horas em um dia é pouco para tudo que precisamos fazer. Por isso, saber gerenciar seu tempo para aumentar a produtividade é uma habilidade importantíssima. 
 
Com a necessidade cada vez maior de sermos multitarefas, dedicação e talento nem sempre são o bastante para garantir bons níveis de produtividade e performance. A organização também é uma grande aliada. 

A MetLife acredita que o tempo é um bem precioso nos dias atuais, mas entende que, mais importante do que a quantidade de tempo livre, é a capacidade de saber gerenciá-lo. Para ajudar você nessa tarefa, vamos compartilhar algumas dicas. 

1- Entenda a sua rotina

Muitas pessoas encaram a rotina de forma negativa, como algo entediante e enfadonho. No entanto, quando o assunto é gerenciamento de tempo ela pode ser sua aliada.  

Entender como funcionam seus dias, semanas e meses, identificar as atividades que se repetem e como elas se ordenam (sobretudo no trabalho) é importante para identificar onde você perde mais horas. Dessa forma, ficará mais fácil identificar qual tarefa exige maior dedicação de tempo e quais você pode executar mais rapidamente para tirar da lista de pendências. 
 
2- Estabeleça prioridades 

Depois de entender e organizar minimamente a sua rotina, identifique quais atividades são prioritárias. Para ajudar, faça uma lista ordenando o que você faz por ordem de importância. 

Em seguida, avalie cada tarefa fazendo para si mesmo perguntas como: “Quanto tempo eu preciso para fazer isso?”, “Que imprevistos podem acontecer?”, “O que aconteceria se eu deixasse de fazer ou atrasasse determinado trabalho?”. Esse exercício de autoanálise vai ajudar muito a identificar os seus “ladrões” de tempo e, dessa forma, evitar a desorganização.

3- Trabalhe com metas e planejamento

Depois de ordenar suas tarefas, estipule metas e faça um planejamento de como você vai realizá-las. Nesta etapa, é importante ser realista com os prazos e o nível de dificuldade de cada trabalho. 

Defina quais atividades você vai realizar primeiro e quanto tempo vai dedicar a cada uma delas. A técnica Pomodoro pode ajudar neste passo: utilize um timer marcando 25 minutos e um intervalo de 5 minutos para cada. Você trabalha 25 minutos totalmente focado em uma atividade e em 5 minutos faz um descanso obrigatório. 
 
4- Divida tarefas e saiba dizer não 

Organizar as suas tarefas parece trabalhoso, mas é um exercício interessante não só para otimizar o seu tempo. Fazendo isso, você vai perceber as coisas que mais gosta e as que não gosta tanto de fazer. E a sensação de ter esse conhecimento é ótima! 
 
Se você não trabalha sozinho, pode identificar na sua equipe ou empresa alguém que gosta muito de uma atividade a qual você não se sai tão bem. Delegar e dividir tarefas otimiza o tempo e deixa o resultado do trabalho também mais rico. Se não for possível dividir, não hesite em deixar algo para depois ou inverter prioridades para não se sobrecarregar. 
 
Drible as distrações definindo um tempo para elas 
Quase todo mundo reconhece que navegar na internet, sobretudo nas redes sociais, consome um bom tempo que poderia ser dedicado a produzir. 

A técnica Pomodoro também pode te ajudar novamente a driblar esse problema, já que ela estipula 5 minutos de descanso para você fazer o que quiser (inclusive olhar mensagens e entrar nos seus perfis nas redes sociais). Mesmo que você não utilize a técnica, planeje definindo previamente os momentos que vai reservar para o entretenimento. Use a ferramenta que preferir. O importante é que o planejamento seja mais uma tarefa da sua rotina.