Pare de checar e-mails. Veja como

Diante da quantidade absurda de e-mails que recebemos diariamente chegou a hora de se conectar com a realidade

Vivemos continuamente conectados com o mundo online. Seja no celular, computador ou tablet, o fato é que o ambiente digital se tornou parte da nossa rotina diária e está cada vez mais difícil ficar fora dele, nem que seja por algumas horas. 

Já pensou no que aconteceria se você diminuísse consideravelmente a quantidade de vezes que checa seus e-mails? Pode até parecer impossível, mas não é. Veja como fazer isso através desse post que a MetLife elaborou. 

Detox digital: desconectar para conectar

A expressão detox digital se refere em dar um tempo em relação ao universo digital, que tanto consome nossa energia. Consiste em estabelecermos um determinado horário para a desintoxicação. Pode ser aos finais de semana ou em determinada hora do dia, mesmo que seja por alguns minutos. 

Por exemplo, você tem o costume de checar seus e-mails a cada dez minutos. Em uma hora, você checou seis vezes e em oito horas de trabalho, verificou sua caixa de entrada nada menos do que 48 vezes. Isso pode ser absurdamente desgastante para qualquer pessoa. Por isso, é necessário um detox digital. 

Estabeleça metas

Não estamos falando que é para você parar definitivamente de checar seus e-mails, pois isso é impossível, já que se trata de uma ferramenta de trabalho para milhares de pessoas. A questão é ter parcimônia no tempo que gastamos com o mundo digital. 

Dessa forma, que tal começar diminuindo o número de vezes que você checa seus e-mails no trabalho ou em casa? Comece aos poucos e, com o passar do tempo não vai nem perceber a mudança. Você pode estabelecer a meta de diminuir em 50% as vezes que checa sua caixa de entrada. 

Dê mais atenção para o mundo real

Você já percebeu que ficamos a maior parte do dia conectados com o mundo digital, inclusive aos finais de semana e nos esquecemos de dar mais atenção para as pequenas coisas ao nosso redor? Por isso, dê um tempo com a tecnologia e faça algo que seja prazeroso. 

Buscar planos alternativos como visitar um amigo, praticar esportes, ler um bom livro ou fazer um programa diferente com a família, pode ajudar bastante na desintoxicação digital. Lembre-se: seus e-mails fazem parte da sua vida, mas não são a sua vida! 

Benefícios do detox digital

A seguir, listamos os principais benefícios de se fazer um detox digital na sua vida online: 

  • Diminuição do estresse;

  • Mais tempo para si mesmo; 

  • Melhor aproveitamento do tempo; 

  • Aumento da empatia;  

  • Mais tempo para estreitar os laços com outras pessoas; 

  • Maior conexão com o mundo real. 

A desintoxicação digital nos incentiva a ter uma melhor relação com o mundo, com as outras pessoas e até com nós mesmos. Seus e-mails são importantes, mas não podem ser tudo na sua vida!