Pavor de falar em público? Alguns truques para ajudar

Treino e técnicas ajudam na hora de falar em público

A vida passa muito rápido, ainda mais quando estamos fazendo algo que gostamos. Mas, vez ou outra, nós somos colocados à prova e aí precisamos dar o nosso melhor. Por exemplo, quem tem pavor de falar em público, mas precisa apresentar um projeto que está estudando a tempo.

Nós da MetLife sabemos que uma tarefa assim não é simples, mas não é impossível. Falar em público pode ser mais simples para algumas pessoas, mas para outras é uma tarefa complicada. Porém, com um pouco de treino e algumas dicas essa situação melhora.

Sendo assim, confira a seguir, dicas para você falar melhor em público. 

Cuide da postura

Apesar de pensarmos muito na oratória e considerá-la muito importante para uma apresentação, é preciso considerar a postura. Nossos gestos e expressões dizem muito sobre como estamos nos sentindo. 

Por isso, é importante prestar atenção na sua postura durante a palestra ou apresentação. Por exemplo, uma postura muito dura mostra tensão. Então, treine sua fala junto com a postura, para transparecer o mínimo de nervosismo.

Tente ser mais natural

Sim, é complicado soar de maneira natural enquanto se está falando para muitas pessoas e você está nervoso. Porém, é preciso treinar isso para que sua apresentação não fique muito travada.

Por exemplo, se você tem sotaque ou utiliza alguma gíria, não os evite. Claro, é preciso ter bom senso em relação às gírias, mas essa forma de expressar faz parte de quem você é e deixa sua conversa natural.

Procure usar a mesma linguagem do público

Um detalhe importante e que faz muita diferença nas palestras ou apresentações é conhecer seu público. Ao fazer isso, você consegue conversar com eles de maneira que eles entendam melhor sobre o que está sendo falado. 

Assim, é possível utilizar as mesmas gírias que eles ou a mesma formalidade. Dessa forma, você aproxima as pessoas daquilo que está querendo falar.

Tenha bom-humor

Ser bem-humorado vai ajudar a animar a palestra. Claro que você não precisa sorrir ou fazer os outros sorrir sempre. É preciso também ter bom senso aqui. 

Porém, fazer uma brincadeira no começo para descontrair ou transmitir alegria no meio da apresentação faz com que as pessoas que estão te ouvindo se sintam contagiadas e prestem mais atenção no que você está falando. Então, treine para ser uma pessoa bem-humorada e transmitir isso ao público.

Peça um feedback  

Além de treinar e se autocriticar, é importante receber um feedback de outra pessoa. Por isso, leve seu amigo em algumas palestras e peça para ele te avaliar. Assim, você consegue melhorar nos pontos que ainda não estão bons.

Essa dica vale tanto para as pessoas que estão no início como as que estão palestrando há mais de 10 anos, por exemplo. Pois é importante sempre se aprimorar para dar o melhor ao seu público.

Com essas dicas anotadas, é hora de colocá-las em prática. Você pode começar por uma e depois aplicar as outras com o tempo, para evoluir de maneira mais tranquila. O importante é sempre melhorar. Então, é hora de treinar bastante e colocar em prática o que aprendeu.