Produtividade e as cólicas menstruais: como encarar?

Descansar, evitar o estresse e alimentos gordurosos podem ajudar a não perder a produtividade no trabalho nessa fase

No mundo de hoje, tão corrido, a pressão pela produtividade não para, mesmo em períodos adversos. Para as mulheres, isso ocorrer, por exemplo, na fase das cólicas menstruais. Como continuar produtiva no trabalho mesmo sofrendo com elas? Pode até parecer impossível, mas com algumas atitudes simples, sua produtividade vai continuar alta todos os dias do mês. 

Nós da MetLife estamos sempre ao seu lado e não medimos esforços para lhe oferecer bem estar e uma vida tranquila. Por isso, preparamos 5 dicas para você continuar produtiva no trabalho, mesmo na época das cólicas menstruais que tanto incomodam.  

Descansar é fundamental

Durante a fase de menstruação, é natural você se sentir cansada e sem ânimo para nada, principalmente se estiver sentindo cólicas. A recomendação é descansar bem durante a noite. Ter um sono reparador é fundamental para amenizar as dores e continuar produtiva no trabalho. Evite dormir pouco durante esse período e não leve as preocupações para a cama. Uma boa noite de sono é essencial! 

Faça exercícios físicos leves

Se exercitar, mesmo em períodos de cólicas menstruais, podem ajudar a aliviá-las e manter a produtividade no trabalho. Exercícios como yoga, caminhadas ou andar de bicicleta podem ajudar bastante, pois liberam endorfina, que é uma substância que tem capacidade de amenizar a dor. Exercite-se, mas sem exageros!

Evite alimentos gordurosos

Quando estiver com cólicas, estive alimentos com alto teor de gordura ou frituras em geral, pois eles aumentam a produção de hormônios que causam contração no útero. Evite alimentos embutidos com alto teor de sódio e bebidas com cafeína, pois elevam a pressão arterial. Prefira alimentos ricos em fibras, abuse das frutas e dos cereais integrais. Eles servem como relaxantes musculares e têm potente poder anti-inflamatório. 

Fuja do estresse

Situações estressantes podem deixar a mulher ainda mais irritada e sem paciência, o que pode aumentar as cólicas menstruais. Para não perder a produtividade no trabalho, evite todo tipo de estresse e procure sempre ficar relaxada. O estresse pode causar aumento do frequência cardíaca, da pressão arterial e causar uma perda importante da capacidade de concentração, impactando os resultados no trabalho. 

Aposte nas massagens

Faça movimentos suaves na região da barriga e nos pés para amenizar as cólicas menstruais. Além de manter sua produtividade em alta, as massagens podem aliviar a tensão, melhorar a circulação sanguínea e, consequentemente, diminuir as dores. Comprimir suavemente a região abdominal por várias vezes também ajuda no processo. 

O mais importante é que você mantenha sua produtividade em alta no trabalho, mesmo na épocas das cólicas menstruais. Use e abuse das dicas acima e dê adeus para essas dores, de uma vez por todas. 

A MetLife sempre pensa no seu bem estar e tranquilidade, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.