Conheça estratégias para se manter produtivo durante o ano inteiro

Se manter produtivo o ano inteiro é mais simples do que se pensa

Com rotinas cada vez mais corridas, e com a quantidade de tarefas que temos que cumprir em um único dia, é comum ter a sensação de que estamos sendo improdutivos. Apesar dessa habilidade ser cobrada diariamente por nossos chefes ou por nós mesmo, saiba que é possível se manter produtivo o ano inteiro.

Nós da MetLife compreendemos que há dias em que não estamos tão focados assim. Mas se você pretende manter a produtividade alta o ano inteiro, há algumas estratégias que você pode colocar em prática. Veja:

Descubra seu horário mais produtivo

Nosso organismo é cíclico, fazendo com que tenhamos picos de alta produtividade em contraponto com outros de baixa produtividade. Isso é influenciado por vários fatores, como sono, alimentação, prática de atividade física, entre outros.

Sendo assim, identifique qual o horário que você fica mais produtivo. Para isso, faça tarefas em diferentes horas do dia e verifique em quais foi mais produtivo e em quais sua atenção ficou dispersa.

A partir disso, separe as tarefas que exigem mais atenção para os momentos de maior produtividade. Já as que exigem menos esforço, faça nos horários que você fica mais distraído.

Desligue as notificações

Sabe quando você está no meio de uma tarefa e o seu celular vibra com uma nova notificação? Isso faz com que sua atenção volte para o celular e você perca o foco da tarefa.

Sendo assim, para focar e se manter produtivo desligue as notificações do seu celular. Isso não é complicado de se fazer e vai melhorar sua produtividade. Além disso, seu nível de ansiedade pode melhorar.

Use a técnica Pomodoro

O Pomodoro é uma técnica que te auxilia a aumentar a sua concentração dividindo seu tempo em blocos de trabalho e de descanso. Sendo assim, para cada 25 minutos trabalhados, você tem 5 minutos de descanso. Quando completar 2 períodos de trabalho é hora de tirar de 10 a 30 minutos de descanso.

Dessa forma, você programa seu cérebro para trabalhar, pois ele sabe que vai ter um período de descanso depois do trabalho. Além disso, é possível personalizar o tempo de trabalho, caso você pense que não será possível terminar uma tarefa antes de 25 minutos. Mas saiba que seu cérebro consegue se manter focado por até 90 minutos sem distração.

Tenha metas

Para melhorar sua motivação e, por consequência, sua produtividade, tenha metas. Por exemplo, você pode definir a quantidade de horas que quer trabalhar por dia ou quantas tarefas precisa cumprir.

Além disso, faça metas mensais e anuais. Porém, não se esqueça que elas precisam ser alcançáveis e ter um prazo definido. Assim, você vai se esforçar para cumpri-las e se manter mais produtivo.

Uma dica para quando for criar metas diárias é fazer uma lista. Até mesmo para as que são de longo prazo. Dessa forma, dificilmente se perderá, além do que, conseguirá definir quais são as de maior prioridade.

Tire férias

Só focar em trabalho e não descansar esgota o físico e o mental. Por isso, é importante tirar férias todos os anos. Não se esqueça também de descansar, pelo menos, um dia por semana.

As férias fazem seu cérebro relaxar e, assim, quando você voltar ao trabalho vai ter mais gás para continuar trabalhando em seus projetos. Além disso, elas estimulam a criatividade.

Então, não venda as férias ou deixe elas para depois. É importante tirar uns dias de descanso para a sua própria saúde e produtividade.

Além dessas dicas para se manter produtivo durante todo o ano, há outras, como checar o e-mail em horários específicos, regular o sono, fazer exercícios físicos, entre outras. Aproveite as dicas e mantenha sua produtividade.