Que tal usar alguns conceitos de metodologias ágeis em sua vida profissional?

As metodologias ágeis influenciam positivamente os resultados na vida de um profissional, fazendo com ele seja referência na área

Em um ambiente corporativo, ter agilidade na execução dos processos é fundamental, afinal de contas, vivemos em um mundo de competição acirrada entre as empresas. Diante desse cenário, as metodologias ágeis ganharam o mercado nos últimos anos como sendo os principais métodos de gerir projetos com alta flexibilidade e eficiência. E você pode usar esses conceitos na sua vida profissional com muita assertividade.  

Nós da MetLife não medimos esforços para lhe oferecer bem-estar e uma vida tranquila, em todos os aspectos. Por isso, você vai saber por que usar os conceitos de metodologias ágeis em sua vida profissional para se destacar no mercado. Afinal, ter resultados positivos sempre é o sonho de toda empresa. 

Metodologia Scrum

O Scrum é uma das metodologias mais utilizadas em diversos ambientes corporativos, em especial, de TI. Ele é direcionado estritamente para a execução de tarefas para equipes que tenham até 10 integrantes. Dessa forma, com grupos menores, o Scrum dá muito mais agilidade para a execução de processos da área de Tecnologia da Informação (TI), além de evitar diversos tipos de problemas como atrasos constantes, conflitos e falta de integração.

O Scrum possui cinco práticas básicas que devem ser seguidas à risca:

  • o planejamento de entrega;

  • a divisão do projeto entre os integrantes;

  • a reunião diária;

  • a revisão do sprint (divisão do projeto);

  • a recordação do sprint.

Como aplicar em sua carreira individual? 

Você pode tirar proveito disso e aplicar essa metodologia em sua vida profissional. Primeiramente, tenha um bom planejamento em tudo que for executar na sua carreira. Depois disso e com o projeto em mãos, faça uma divisão do mesmo entre os componentes da sua equipe. 

Não se esqueça de sempre estar em contato com os membros para saber como está o andamento das coisas através de reuniões periódicas para revisar tudo que foi feito. Você vai ver que a agilidade da execução é incontestável. O Scrum visa criar uma divisão de papéis bastante sólida. 

Metodologia Lean

Criada pela Toyota na década de 1940, a metodologia Lean é uma das mais tradicionais do mundo e inspirou milhares de empresas. O seu principal objetivo é ter métodos mais eficazes no gerenciamento de grandes equipes sem que acontecessem perdas de tempo, falhas, atrasos e tomadas de decisões erradas.

São sete os princípios da metodologia Lean: 

  • foco na qualidade durante cada etapa do processo;

  • criação de conhecimento;

  • adiar a tomada de decisões;

  • entregar tudo no menor prazo possível;

  • respeitar pessoas e empoderar as equipes;

  • eliminar qualquer tipo de desperdício;

  • otimização de tudo durante todo o tempo.

Como usar essa metodologia em prol da minha carreira?

Se você é um gestor experiente e comanda uma grande equipe, pode usar os princípios da metodologia Lean para adotar uma rotina estratégica para execução de todos processos dentro da empresa. 

As atividades serão desenvolvidas com mais qualidade, menos erros diários, deixando os processos bem mais inteligentes, além de tomadas de decisões muito mais assertivas. E o melhor: tudo otimizado e sem desperdícios!

Siga nossas dicas e use esses valiosos conceitos de metodologias ágeis em sua carreira profissional. Afinal de contas, você precisa se destacar no mercado. 

A MetLife sempre pensa no seu bem-estar e tranquilidade, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros para que você e sua família fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.