Recomeçar na meia idade: como conseguir

Recomeçar a vida profissional na meia idade pode até não ser fácil, mas é totalmente possível, com atitudes simples

Quando chegamos na meia idade, já sabemos o gosto das vitórias e fracassos na vida pessoal e profissional. O problema é que muitas pessoas acham que é impossível recomeçar nessa fase, depois de um fracasso na carreira, por exemplo.

Mas engana-se quem pensa assim, pois, recomeçar após os 50 anos de idade pode ser até um verdadeiro desafio, mas é bem possível. Conheça as dicas sobre o assunto que a MetLife preparou para você.

Não perca seu foco

Manter o foco mesmo em momentos de instabilidade profissional é um dos principais fatores que embasam o recomeço na vida de qualquer pessoa, esteja ela na meia idade ou não. Se você não se mantiver focado no que deseja mudar para que o recomeço seja menos penoso, é bem possível você fracassar perante o primeiro obstáculo.

Tenha visão de futuro

É fundamental você enxergar boas oportunidades futuras e avaliar quais são seus riscos. Um profissional que tem uma visão limitada e só enxerga aquilo que está ao seu alcance, possivelmente vai perder excelentes chances de ter um recomeço mais fácil, além de perder boas oportunidades na carreira.

Aprenda com os fracassos

Recomeçar na meia idade nem sempre é algo fácil. Mesmo que você esteja passando por isso, faça uma avaliação sincera dos seus fracassos. Por incrível que possa parecer, podemos aprender e muito com os insucessos profissionais. Mas não adianta somente avaliar, é preciso aprender com os erros para não os cometer novamente no futuro, principalmente nessa fase de recomeço.

Atualize-se em sua área

Não é porque você chegou na meia idade que já sabe tudo só porque tem uma larga experiência profissional. As coisas mudam em uma velocidade espantosa e, por isso, manter-se atualizado sobre as principais tendências e novidades da sua área de atuação é fundamental. Ser um profissional bem informado pode abrir diversas portas, o que pode deixar o recomeço um pouco mais suave.

Autoconhecimento é primordial

Mesmo que você esteja na meia idade e precisa recomeçar na carreira profissional, existe um fator que é deixado de lado por muitos: o autoconhecimento. Por isso, é importante saber quais são seus valores, suas habilidades, talentos, limitações e dificuldades. Somente dessa forma, você vai conseguir direcionar suas escolhas de acordo com a sua realidade atual. Conhecer-se profundamente pode deixar o recomeço um pouco mais fácil.  

Tenha planejamento

Todo recomeço profissional, independentemente de qualquer idade, necessita de um bom planejamento. Por isso, estude bastante sobre a sua área, deixe seu currículo atualizado, construa um networking, organize suas finanças, prepare-se para possíveis entrevistas e para uma nova etapa na sua vida que se inicia.