Recuperação de valores: até quando é possível fazer?

Saiba como é possível resgatar os valores já diluídos na sociedade e porque é importante se fazer isso

Você já se perguntou por que alguns valores importantes relacionados ao caráter humano, estão cada mais raros de se encontrar? É claro que ainda podemos testemunhar, todos os dias, provas de bondade e empatia. Mas, em outros momentos ficamos com a sensação de que sua presença está cada vez menor. Será que é possível recuperar esses valores para que a sociedade seja mais justa e inclusiva para todos nós? Leia o que a MetLife aborda sobre o assunto.

Tudo tem um limite

As pessoas têm o direito à liberdade de escolha, mas sempre respeitando alguns limites. Nossos direitos terminam quando começam os direitos dos outros. Dessa forma, não podemos achar que somos donos do mundo e fazer o que bem quisermos.

Saber que para tudo na vida existe um limite é um dos valores que precisam e devem ser recuperados na sociedade. Adultos sem limites, seguramente, foram crianças que não escutaram negativas por parte dos pais.

A pessoa como valor

Talvez, o maior valor que nos falta atualmente é aquele que atribuímos a outras pessoas. A pessoa é o principal recurso que uma sociedade tem. Se tivermos a consciência desse valor, temos mais chances de sairmos dessa situação de crise que, às vezes, nos encontramos.

Mas para que isso aconteça, o reconhecimento do real valor do ser humano deve prevalecer, para que tudo funcione em plena sintonia no convívio diário. A tecnologia, massivamente difundida na sociedade, parece estar dominando as pessoas, de tal forma, que os valores que realmente importam, parecem se perder com o tempo.

Liberdade e insatisfação

A liberdade nada mais é do que a satisfação de um desejo. A grande questão começa quando o homem quer se sentir livre em qualquer circunstância e em todos os momentos da sua vida. Por isso, ser livre em nossa sociedade pode parecer uma incógnita, simplesmente pelo fato de muitas pessoas não se contentarem com o que tem.

Como consequência, elas travam uma batalha para conseguir o que querem e a todo custo, mesmo que, para alcançarem determinado sonho, prejudiquem as outras pessoas. A satisfação plena é um valor que deveria estar mais presente na sociedade.

O valor da bondade

Você já se fez uma autoavaliação sobre sua bondade? Diante de um mundo de valores invertidos, é fundamental não deixarmos a generosidade com os outros morrer dentro de nós. Ser bom só traz vantagens para o ser humano, em vários aspectos.

Pagar o mal com a mesma moeda nem sempre é mais indicado, pois isso pode te transformar em uma pessoa má, o pode não fazer bem para o convívio em sociedade.  Diante disso, faça um exercício de bondade diária com todos à sua volta. Pode até não ser fácil e muito menos prazeroso perante tantas adversidades, mas é esse é um valor que deve ser resgatado nos dias de hoje.

Siga nossas dicas e deixe um mundo melhor para seus filhos e netos!