Regras de ouro para o seu estágio dar certo

Saiba aproveitar ao máximo seu período de estágio e, quem sabe, conseguir uma efetivação

O início de nossas vidas profissionais é sempre um grande desafio. Ao entrarmos na faculdade, não vemos a hora de conseguir um bom estágio para entender na prática tudo o que aprendemos em sala de aula.

E quando conseguimos o estágio uma série de dúvidas e até inseguranças sobre as atitudes que precisamos ter e o que fazer para conseguir uma efetivação surgem. Por isso, nós aqui da MetLife listamos algumas boas dicas para que seu estágio dê certo – desde o começo.

Tenha um bom relacionamento interpessoal

O relacionamento interpessoal é a forma com que você se relaciona com os colegas de trabalho. Ser educado, gentil e manter uma boa convivência com todos são comportamentos básicos. 

Além desses, é essencial não se restringir apenas aos relacionamentos com seus colegas de área. Um bom profissional é avaliado através de atitudes com todos da empresa e isso pode contribuir de forma positiva para sua imagem. Conheça as pessoas de áreas essenciais – como o Financeiros, Compras e o Jurídico. Além de aprender bem os processos e regras da sua empresa, você ainda tem a chance de conhecer novas pessoas.

Melhore sua produtividade

Toda empresa tem seus objetivos e seus funcionários precisam trabalhar em conjunto para atingi-los. Para isso, a produtividade e qualidade de entrega dos trabalhos é essencial.

Praticar técnicas para aumento de produtividade e ser bem organizado com os seus afazeres são habilidades que fazem a diferença em um estagiário. Utilize ferramentas para gerenciamento de tarefas e de tempo, como o Asana e o Tomato Timer, respectivamente, e aprenda a focar no que está fazendo.

Se na sua função não é possível utilizar essas formas de gerenciamento de tarefas e tempo, crie sua própria técnica ou pesquise uma que é específica para a sua área para agilizar o seu dia.

Estude sobre a empresa

Ao conhecer a empresa você saberá quais os princípios que ela segue, como foi seu desenvolvimento ao longo dos anos e qual o objetivo dela atualmente. Use essas informações a seu favor para que você possa trabalhar em prol da empresa atingir os seus objetivos.

Além disso, observe como é a estrutura da empresa, as hierarquias e o funcionamento de uma maneira geral. Observe que todas as funções são importantes para entregar um bom produto ou serviço aos clientes. Aprender como a empresa funciona pode mudar a sua visão de como encarar o trabalho, lhe proporcionando maturidade profissional.

Aproveite a oportunidade para aprender

O estágio é um momento de aprendizado, em que o profissional aprende como aplicar o conhecimento estudado no curso no dia a dia de uma empresa. Aproveite para aprender o máximo possível, desde a sua função até como as outras funções contribuem para a empresa.

É normal você ter dúvidas sobre sua função e sobre a empresa, por isso, há alguém responsável por você. Então, sempre que tiver dúvidas e não conseguir esclarecê-las após uma pesquisa, converse com o seu responsável. Não hesite em pedir ajuda sempre que for preciso.

Continue se aprimorando

Além de aprender dentro da empresa, não deixe de se aprimorar fora dela. Se seu curso acabou, analise o que mais quer aprender e em qual área quer se aprimorar. Após isso, comece a estudar novamente. 

Pesquise por cursos de pós-graduação, mestrado, cursos de pequena duração, workshop ou outras formas de aprendizado. O importante é sempre estar se aprimorando e se atualizando na sua área atuação.

O estágio pode ser uma porta para que você seja contratado na empresa e para você saber em quais funções consegue dar o seu melhor. Saber mais sobre a sua área de trabalho vai permitir escolher no que quer mesmo trabalhar.