Retomar a carreira do topo: É possível voltar ao posto deixado para trás?

Apesar das estruturas empresariais rígidas, entenda algumas estratégias importantes para retornar ao seu último posto

Nossa vida está em constante transformação. E lidar com tudo o que acontece ao nosso redor pode gerar uma necessidade de mudança: mudar de casa, trocar de carro e também deixar para trás uma carreira sólida em busca de um pouco mais de tempo ou simplesmente por outro tipo de necessidade que possa surgir.

Mas e se depois de um tempo a vontade de retornar ao velho posto surgir, será que é possível recomeçar no topo, ou do ponto onde paramos? Nós aqui da MetLife, listamos alguns bons pontos sobre essa possibilidade. 

Para chegar ao topo é preciso uma trajetória sólida

Não desanime, mas recomeçar do topo - quando falamos de uma estrutura empresarial tradicional - é mais difícil. O topo, ou seja, um cargo mais sênior como de diretoria, costumeiramente é ocupado por alguém que está no mercado desenvolvendo sua forma de trabalho e mostrando resultados por um longo tempo.

Após deixar o mercado - seja lá por qual motivo for, com raras exceções para períodos de aprendizado específico - recomeçar do topo não é uma das possibilidades mais comuns.

Retornar rapidamente ao topo é possível

No entanto, se a intenção é retornar ao topo - depois de um período fora das atividades - apresentar conhecimentos específicos e atualizados para a área e ter uma rede de contatos ativa é crucial.

Uma boa opção é buscar a recolocação em posições-chave, de alta demanda dentro da estrutura empresarial, e que sejam capazes de evidenciar suas qualidades não só para a posição, mas também para os cargos mais altos. Fazer um curso de atualização enquanto busca recolocação, é uma excelente ideia.

Qual é o “topo” que você está buscando

Essa pergunta precisa ser feita diversas vezes durante esse momento de retorno. Afinal de contas, o retorno ao topo pode não ser necessariamente em uma posição de alta complexidade dentro de uma instituição tradicional, mas de repente como parte de uma nova estrutura, como mentor de um novo projeto ou até mesmo como empreendedor de um negócio seu.

Por isso, deixar claro para você o que esse topo significa e o que te faz pensar nesse retorno nas posições mais altas, é essencial para que a nova busca - independentemente do tempo fora do mercado e da idade - seja capaz de colocar suas habilidades em destaque e te manter motivado.