Saiba como evitar a síndrome pós-férias

Depois de um longo período de relaxamento total, voltar à rotina pode ser mais difícil do que imaginamos

Tirar férias é importante para relaxarmos e recarregar as energias, mas como lidar com a volta à rotina de trabalho? Afinal, estávamos em um momento de lazer e relaxamento e agora precisamos voltar à correria do dia a dia e do trabalho.

Nós da MetLife entendemos que voltar ao trabalho pode exigir um certo esforço de algumas pessoas. Aliás, muitas delas passam pela síndrome pós-férias, que se estende por alguns dias e até semanas. 

O que é síndrome pós-férias? 

Ao voltar de férias, muitas pessoas passam pela síndrome pós-férias, que é um mal-estar psicológico e emocional sofrido por voltar à rotina de trabalho. Sabe a sensação que sentimos no domingo à noite ao pensarmos que vamos trabalhar na segunda? A síndrome pós-férias é uma sensação mais duradoura disso.

Os sintomas mais comuns da síndrome são irritabilidade, dores de cabeça, tristeza, impaciência, má qualidade de sono e falta de concentração. A duração ou intensidade deles é proporcional à quantidade de dias que passamos de férias.  

O nosso corpo prefere um ritmo mais lento, que é proporcionado pelas férias. Assim, quando voltamos e já começamos a trabalhar em um ritmo mais acelerado, ele sente muito essa mudança. Não somos programados a viver de forma muito acelerada. Por isso, é preciso ir acostumando aos poucos com a volta das férias.

Como evitar a síndrome? 

Retorne das férias alguns dias antes de terminar

Para acostumar seu corpo e mente, o indicado é voltar das férias alguns dias antes do término. Assim, você tem tempo de desfazer as malas, organizar as roupas e compras que fez e preparar-se física e mentalmente para o retorno ao trabalho.  

Além disso, comece uns dias antes a regular seu relógio biológico para a volta. É normal que nas férias não se tenha hora para ir dormir ou para acordar. Mas ao voltar ao trabalho se tem hora para chegar e sair. Por isso, comece a dormir e levantar em horas determinadas para que seu corpo vá se acostumando.

Reserve os finais de semana para relaxar e para o lazer 

Para não parar repentinamente com o prazer do lazer e do relaxamento, reserve os primeiros finais de semana para curtir o tempo livre. Passe o seu tempo em lugares que te proporcionem essa sensação. 

Você pode ir à praia, ficar em casa lendo um livro ou caminhar pelo parque. Procure ficar com sua família e amigos e não pense em trabalho. Assim, sua mente lembrará dos momentos bons das férias, proporcionando felicidade. 

Volte do trabalho no horário

Evite ficar até mais tarde fazendo tarefas extras. Isso só aumentará seu estado de estresse e irritabilidade.  

Tente voltar do trabalho no horário certo, pelo menos na primeira semana. Assim, você tem o período da noite para relaxar e aproveitar o tempo livre.

Pratique exercícios 

A prática de exercícios, além de manter em dia a sua saúde, proporciona felicidade e relaxamento. Isso porque, durante ela, hormônios, como a serotonina, são liberados proporcionando esse estado.

Escolha exercícios que você goste, pode ser caminhar, correr, ir à academia ou fazer algum outro esporte. 

O importante é que seu corpo e mente voltem aos poucos à rotina acelerada do trabalho, para que eles se acostumem e não sejam surpreendidos.