Ser um verdadeiro líder é o melhor caminho para crescer e atingir bons resultados

Saiba se você é um líder ou um chefe e conheça algumas dicas para fazer a transição para uma gestão mais humana

O ambiente de trabalho moderno, assim como nossas vidas, tem mudado de forma dinâmica e rápida. E uma das principais transformações vistas no mundo corporativo é a necessidade de reavaliação da maneira de agir daqueles que desempenham cargos de chefia.

Isso fez com que até mesmo a palavra chefe caísse em desuso e garantiu que o desenvolvimento da capacidade de liderança de uma equipe, independente se grande ou pequena, fosse cada vez mais valorizado.

Na MetLife, acreditamos que a vida deve ser levada de uma forma plena, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Por isso, entender os diferentes aspectos da liderança, pode garantir para você e sua equipe mais tranquilidade, praticidade e melhores resultados.

Afinal de contas, você é um chefe ou um líder?

Para entender como você desempenha seu papel, é importante entender como esses diferentes tipos de profissionais funcionam dentro da estrutura de uma empresa.

O modelo de chefe, atualmente, é considerado nocivo, já que costuma centralizar o trabalho, dialoga pouco e não compartilha as vitórias do time. Detalhes que desestimulam, principalmente, as equipes mais jovens.

Um líder tem por elemento principal, dentro da sua rotina de trabalho, o diálogo direto, o ato de delegar tarefas e valorizar as habilidades individuais. Ou seja, um líder entende cada um dos membros de sua equipe, os ajuda no desenvolvimento de seus pontos de melhoria e fortalece os pontos fortes. Afinal de contas, os resultados surgem como parte do time e não só por causa do “chefe”.

Como deixar de ser um chefe e se tornar um líder?

O processo de autoanálise não é fácil e leva tempo, mas caso você tenha se identificado como um chefe, realizar a transição de um patamar para o outro é algo necessário para que seu perfil seja valorizado nas estruturas de trabalho atuais.

Um primeiro passo importante é buscar formas de se aproximar da sua equipe e estar disposto e aberto para ouvir, conversar e solucionar problemas. De certa forma, o processo para se tornar um líder está muito mais focado na forma como você é percebido por todos do que só em uma mudança interna.

Procure ler sobre exemplos de liderança, não só na sua área, e esteja pronto para as mudanças, sugestões e conversas com todas as pessoas que trabalham com você.

Respeito como norte para ações e qualidades pessoais

Algo que fica muito marcado como característica principal de um líder é o respeito mútuo entre ele e sua equipe. Ao contrário do ambiente de trabalho antigo, no qual grande parte das pessoas tinham medo do chefe, o líder busca encontrar formas de manter todos motivados e em busca de um mesmo resultado.

Essa qualidade se torna natural por meio do investimento em qualificação e na capacidade de ser multidisciplinar. Confiar em quem faz parte do time e ser capaz de liderar pelo exemplo, apresentando soluções e deixando toda a equipe confortável, é algo extremamente necessário.