Está sobrecarregado? Saiba o que fazer para deixar a rotina menos pesada

Refletir sobre as atividades e descansar são formas eficazes de combater a sobrecarga do dia a dia

No cotidiano moderno, tempo vale muito mais do que dinheiro. Dividir a rotina diária entre a jornada de trabalho que, às vezes, extrapola o horário convencional, os cuidados com corpo e mente, a família e os amigos, gera uma dinâmica complexa que - quase sempre - sobrecarrega todos os âmbitos da vida.

No entanto, a gente sabe que conseguir um tempo para não fazer nada, ou para simplesmente desacelerar, é essencial para mantermos a saúde do corpo e da mente em dia.

Por isso, o time MetLife separou algumas dicas importante para quem está em busca de deixar a rotina sobrecarregada para trás e fazer do seu dia a dia algo mais tranquilo e saudável. 

Pare o que você está fazendo e descanse por algumas horas

Sim, parece contraditório, mas parar por alguns instantes é uma das formas mais eficazes de entender o que está sobrecarregando a rotina e repensar prioridades.

Elencar quais atividades fazem parte do dia a dia, quais podem ser deixadas para depois e quais você não será capaz de fazer, é uma estratégia necessária para sair desse momento antes que mente e corpo passem a sofrer ainda mais com a situação.

Vale lembrar que, quando sentimos que estamos sobrecarregados o corpo já atingiu um ponto crítico. Então, se houver a possibilidade de férias ou alguns dias menos acelerados, a hora de usá-los é essa. Nada de aguardar o momento ideal.

Monitore o tempo investido nas tarefas do dia a dia

Depois do período de descanso é importante entender quanto tempo estamos investindo para entregar as tarefas que fazem parte do nosso dia a dia. Avaliar complexidade, valores e demanda é algo essencial para sermos capazes de quantificar como fazer para melhorar nossa rotina.

Uma forma simples de mensurar isso é por meio de uma planilha na qual seja possível elencar os compromissos urgentes, os que queremos fazer e o que pode ser deixado para depois. A partir disso tomar decisões que beneficiem a rotina diária se torna mais fácil.

Seja realista com o tempo que você leva para fazer suas atividades

Muitas vezes acabamos nos sobrecarregando por não calcularmos de forma realista o tempo que precisamos para realizar todas as tarefas do nosso dia.

Por isso, é muito importante - principalmente quando nos percebemos sobrecarregados - calcular o tempo que precisamos investir em cada um dos nossos afazeres, de preferência com 30 ou 60 minutos extras. Só assim é possível chegar a um cálculo mais próximo da nossa realidade.

Peça ajuda: Descubra que tipo de ajuda você precisa

Por fim, caso, após a descoberta de quais pontos precisam de mais atenção, a sobrecarga continuar, é importante pedir ajuda. Se for no trabalho, vale a pena procurar um supervisor e explicar a situação. Se for com a família, é importante conversar com as pessoas que estejam mais próximas e que possam auxiliar de alguma forma.

Vale lembrar que, muitas vezes, só o fato de falar sobre o que está causando a sobrecarga já pode aliviar um pouco a tensão do momento e do processo.