5 sintomas que a sociedade da performance pegou você

Conheça os principais sintomas que você pode sentir quando se é vítima da sociedade do cansaço

Já reparou que hoje em dia vivemos quase em uma necessidade de ser positivo e produtivo 100% do tempo? O exagero pode ser identificado em praticamente em todas as áreas do mercado de trabalho, configurando a sociedade da performance, que se faz cada vez presente em nossas vidas. Conheça quais são os 5 sintomas que a sociedade do cansaço acertou você em cheio, através desse artigo que a MetLife elaborou. 

Estresse

Se você anda extremamente estressado o tempo todo, seja em casa ou no trabalho, é um forte indício que a sociedade da performance te pegou. O estresse causa pressão alta, insônia e diversos problemas cardíacos. A causa pode ser a cobrança excessiva por mais produtividade no trabalho, o que está lhe obrigando a trabalhar mais e mais horas por dia, excedendo o seu limite como ser humano.

Transtorno do déficit de atenção

Você está com dificuldades de concentração até para executar as tarefas mais simples durante o expediente no trabalho? Esse é outro sintoma clássico que a sociedade da performance te abraçou.

Se você anda desatento em todos os lugares que vai, inclusive no trabalho ou em casa, fique alerta e procure trabalhar menos, pois essa cobrança excessiva por uma alta performance profissional nem sempre é saudável.

Síndrome da hiperatividade

Se você sempre foi sempre foi uma pessoa serena e, de uns tempos para cá, não consegue ficar sentado por 10 minutos na sua mesa de trabalho sem se levantar para fazer algo, provavelmente está com hiperatividade. Esse também é mais um sintoma da sociedade da performance, que tanto afeta a saúde de milhares de trabalhadores, que acabam excedendo e muito o seu limite físico e mental. Procure ajuda médica e veja se não está trabalhando em excesso.

Dependência do trabalho (workaholic)

Se você só pensa no seu trabalho o tempo todo e está querendo encontrar uma forma de trabalhar até mesmo nos finais de semana e feriados, tome muito cuidado, pois você está viciado em trabalho.

A síndrome do workaholic, que significa vício em trabalho, está cada vez mais frequente na sociedade da performance do todo o mundo, que exige, cada vez mais, um melhor desempenho dos colaboradores. Com receio de perder o emprego, eles dão o máximo de si, extrapolando, muitas vezes, o seu limite.

Síndrome de Burnout

Talvez esse sintoma seja o pior de todos. A síndrome de Burnout é caracterizada por um distúrbio psíquico depressivo, que é precedido por um esgotamento físico e mental bastante intenso cuja causa está diretamente ligada à vida profissional.

Dessa forma, se você está sentindo um cansaço físico ou mental extremo, todos os dias e mesmo ao acordar pela manhã, a sociedade da performance te pegou em cheio. Desacelerar o ritmo de trabalho frenético pode ajudar.

Fique alerta quanto a esses sintomas e veja o que pode ser mudado em sua vida profissional, para que não seja tarde demais