Técnicas de diálogo para suas conversas fluírem melhor não importando o tema

Uma boa comunicação pode ajudar você a driblar os ruídos causados por uma conversa mal interpretada

Se você tem mais de 40 anos já deve ter percebido como a comunicação entre as pessoas está diferente. Hoje em dia, a maioria dos diálogos são de forma online, o que é resultado dos avanços tecnológicos. Não que isso não seja importante, mas jamais vai substituir a boa e velha conversa olho no olho. Por isso, a MetLife vai te mostrar algumas técnicas de diálogo que podem fazer suas conversas terem muito mais fluidez, independente do tema discutido.

Escute mais, fale menos

Nós temos 2 ouvidos e 1 boca, mas nunca nos comportamos na mesma proporção, na maioria das vezes. É claro que você tem todo o direito de expor suas ideologias para quem quiser, mas que tal experimentar falar menos e escutar mais as pessoas?

Pode até parecer difícil em um primeiro momento, mas é uma das principais técnicas para que o diálogo na família ou no trabalho, seja o mais fluido possível. Procure escutar mais e falar menos!

Não interrompa quem fala

Além de ser uma tremenda falta de educação, interromper quem está falando soa como falta de interesse no assunto. Por mais que o tema esteja desinteressante para você, deixe o outro acabar de concluir seu raciocínio.

Pode ser que no final, a pessoa fale alguma coisa que desperte o seu interesse e a conversa passa a ter outro sentido. Dessa forma, escutar tudo que o outro tem a dizer é uma boa forma de dialogar.

Cuide do seu tom de voz

O estresse e as preocupações diárias, às vezes, te forçam a falar mais alto com as pessoas? Tenha autocontrole e evite esse tipo de situação. Por mais que você esteja passando por uma situação delicada no trabalho, por exemplo, as outras pessoas não sabem disso e não vão entender.

Por isso, tenha cuidado com o seu tom de voz, pois se ele for alto demais pode parecer agressivo. Da mesma forma que um tom de voz baixo demais demonstra total insegurança do locutor.

Seja claro ao falar, pois nada deve ficar subentendido

As pessoas não são obrigadas a adivinhar o que você está querendo dizer, pois ninguém tem bola de cristal. Por isso, seja claro ao falar com os outros e pergunte se a mensagem ficou clara, pois nada deve ficar subentendido.

Cada pessoa interpreta o que escutou de uma forma e para não causar ruídos desagradáveis em suas conversas, deixe bem claro o que queria dizer, antes de causar constrangimentos.

Procure usar palavras suaves

Toda conversa precisa ser agradável para ter uma boa fluidez, certo? Por isso, sempre que dialogar com as outras pessoas, tenha bom senso e use palavras que não sejam agressivas ou grosseiras demais, pois essa atitude pode ofender.

Pelo contrário, use sempre palavras suaves com qualquer pessoa e pense muito antes de abrir a boca. Evite a ira em suas palavras, pois elas têm uma força incrível.

Agora é só seguir nossas dicas e deixar suas conversas com mais fluidez e harmonia.