Técnicas de estudo para você usar no dia a dia do escritório

As técnicas de estudo são importantes ferramentas no meio profissional

O dia a dia de trabalho tende a passar muito rápido, ainda mais quando estamos cheios de tarefas a cumprir. Aliás, algumas técnicas de estudo são muito efetivas no escritório para melhorar nosso rendimento. 

Nós da MetLife entendemos que aplicar técnicas para melhorar a produtividade no trabalho é muito importante. Sendo assim, listamos algumas que são utilizadas nos estudos, mas que podem perfeitamente serem aplicadas no escritório. Confira! 

Fichamentos 

O fichamento é uma espécie de conjunto de citações de um texto. Por exemplo, digamos que você esteja fazendo um novo projeto e precise apresentar a ideia para que ela seja aprovada. Dessa forma, é necessário fazer uma pesquisa e justificar o seu projeto. 

Sendo assim, ao ler textos e livros, você pode separar as citações de cada obra, colocar a referência e depois utilizá-la no projeto. Isso se chama fichamento, o ato de separar citações importantes de cada texto. 

Então, essa é uma boa prática para criação e apresentação de projetos. Além disso, também é importante no caso de você trabalhar com produção de conteúdo. 

Resumos 

Os resumos são muito utilizados no estudo, por exemplo, como método avaliativo. No entanto, ele também é um bom recurso no meio empresarial. 

Você pode utilizá-lo em projetos, para resumir livros e assuntos. Além disso, pode ser utilizado para escrever as pautas das reuniões ou anotar as ideias mais importantes de uma reunião de brainstorm. 

Mapas mentais 

Os mapas mentais são importantes ferramentas na criação de projetos, desenvolvimento de uma ideia ou mesmo para definir os rumos da empresa. Eles servem como forma de melhorar a visualização da ideia.  

Assim, pode-se ter uma visão completa de tudo o que se quer para um determinado projeto. Aliás, ele pode ser utilizado nas reuniões de brainstorm. Assim, as ideias vão sendo colocadas no mapa e depois agrupadas e conectadas de acordo com suas ligações. 

Há algumas ferramentas para mapas mentais, como Mind Meister e Free Mind. Além disso, você pode usar apenas uma folha de papel para criar seus mapas sem depender da tecnologia. 

Visualização 

A visualização é utilizada nos estudos como forma dos alunos imaginarem aquilo que estão estudando. Sendo assim, ela pode ser aplicada no meio profissional, porém de uma forma um pouco diferente. 

Em vez de visualizar sobre o que está trabalhando, visualize ações que você irá fazer ou onde quer chegar. Por exemplo, imagine como vai ser a reunião que foi marcada para a semana que vem, o que você vai falar, como vai ser. Dessa forma, cria-se mais motivação para fazer o que é preciso e atingir os resultados esperados. 

Autoexplicação 

A autoexplicação consiste em explicar para si mesmo um assunto que cairá na prova ou que terá que apresentar na sala de aula. Porém, no mercado de trabalho ela é excelente nas reuniões ou apresentação de projetos. 

Assim, é possível apresentar para si mesmo o projeto e melhorar os pontos que ainda não estão bem claros. Dessa forma, no dia da apresentação você estará mais bem preparado. 

Com essas dicas, seu dia a dia no escritório será mais produtivo e eficiente. Por isso, aplique aquelas que tiverem mais relação com a sua função e confira os resultados.