Trabalho e lazer: Veja dicas essenciais para criar um limite entre esses dois momentos

Trabalho e lazer: Veja dicas essenciais para criar um limite entre esses dois momentos

A rotina contemporânea está cada dia mais rápida e intensa, não é mesmo? E não dá para negar que a tecnologia é um dos principais fatores na transformação do dia a dia em um bloco de tempo quase ilimitado. 

Isso fica ainda mais evidente quando avaliamos a mistura entre a vida pessoal e a profissional, algo que tem se tornado cada vez mais comum em diversas partes do planeta e com o Brasil liderando o ranking desse comportamento. 

Com esse problema em perspectiva, o time MetLife elencou alguns cuidados essenciais para que sejamos capazes de traçar uma linha clara entre a vida profissional e pessoal, e então aproveitar cada um desses momentos da melhor forma possível. Vem com a gente! 

Você sabe o que é Blurring? 

Antes das dicas vale a pena conhecer um pouco mais sobre o conceito de blurring (desfocando, em tradução livre). De forma geral, o termo é a expressão em inglês para definir a mistura entre vida profissional e pessoal. 

Um comportamento cada vez mais nocivo para a produtividade e para a saúde mental, seja qual for a área de trabalho, justamente por causa da impossibilidade de traçar onde um momento começa e outro termina. 

Respeite seus horários de trabalho e descanso como uma lei 

Para muitas pessoas o grande problema com a mistura entre o pessoal e o profissional acontece por falta de planejamento durante o horário de trabalho e de um controle rígido em relação as tarefas que precisam ser realizadas. 

Por isso, é importante ter em mente que o seu horário de lazer precisa ser levado tão a sério quanto o tempo no qual você passa trabalhando. Esse tipo de atitude é essencial para ajudar a melhorar o desempenho e a entrega do trabalho em todos os níveis. 

Fim do expediente: Desligue as notificações do trabalho 

Como falamos anteriormente a tecnologia é uma das grandes responsáveis pela mistura das rotinas, afinal de contas, por meio do celular podemos ser encontrados em quase qualquer lugar e hora. 

Assim, uma das formas mais práticas de garantir a desconexão da rotina de trabalho é realmente encontrar formas de não ter que realizar tarefas fora do expediente.  

Pode parecer um pouco complicado, de início, mas apostas como desligar as notificações de e-mails corporativos, não atender chamadas fora do expediente e desligar notificações de apps de mensagens é uma excelente forma de manter a ansiedade gerada pelas demandas do trabalho sob controle. 

Planejamento e disciplina são essenciais para manter limites 

Planejar o básico e se manter fiel ao que foi planejado é um comportamento realmente importante para manter os limites entre a rotina profissional e pessoal. 

O planejamento pode acontecer de forma simples, delimitando quais as prioridades no trabalho e, até mesmo, como essas tarefas serão realizadas durante o dia. Já na rotina pessoal, vale a pena priorizar como o tempo com família, amigos, lazer e descanso será utilizado e levar o que foi programado à sério. 

Equilíbrio: O elemento ideal para manter corpo e mente em dia 

No fim das contas, a busca por equilíbrio entre as atividades precisa ser o processo mais importante como parte da nossa rotina. Compreender que a realização de um trabalho focado vai ser refletido em horas mais tranquilas de lazer e descanso é um critério básico para que o processo de desconexão e planejamento seja levado a sério. 

A MetLife, por meio de seu pacote de cuidados, pode ajudar na busca por esses momentos, justamente por entregar ferramentas focadas na manutenção da saúde e do bem-estar, para que sejamos capazes de aproveitar da melhor forma todos os momentos do nosso dia.