Vida profissional e pessoal: Equilíbrio é a chave para o sucesso

Dicas para te ajudar a encontrar o caminho para uma rotina capaz de combinar o melhor dos dois mundos

Encontrar o equilíbrio é importante nos mais diferentes momentos e situações da vida. E isso também vale quando o assunto é a vida profissional e pessoal.

Aqui na MetLife nós percebemos que esse equilíbrio é determinante para a qualidade de vida e aproveitamento profissional em todos os momentos. Por isso, listamos algumas dicas para te ajudar a ter uma rotina sadia, produtiva e estimulante.

Planeje e estabeleça as prioridades do dia

Um dia bem aproveitado é um dia planejado. Por isso, elencar as prioridades do dia ou da semana e definir o que precisa ser feito pode contribuir – e muito – para você equilibrar sua vida pessoal e profissional.

Com as prioridades do trabalho definidas, o próximo passo é colocá-las em primeiro lugar na lista de afazeres e ao terminá-las, partir para seu momento pessoal.

Gerencie seus horários e ganhe tempo

O planejamento só faz sentido se ele for cumprido. Por isso, entender como gerenciar seus horários (até que horas trabalhar, as tarefas que precisam ser feitas, o encontro com os amigos) é algo essencial para que o equilíbrio aconteça.

Quando não estiver trabalhando, crie momentos off-line

Buscar formas de estar realmente presente nas situações é importante para aproveitar a família e as horas que exigem mais foco no trabalho.

A dica de ouro para isso é, desconecte-se. Desligue os avisos do celular, desligue o computador e procure fazer algo que te aproxime dos amigos, da família e do que você gosta. 

Busque a flexibilidade na sua rotina

Planejar e executar é algo importante. No entanto, a partir do momento em que suas prioridades foram definidas, encontrar momentos que te permitam sair mais cedo do trabalho, ou até mesmo mudar o horário de entrada e saída, para poder passar mais tempo fazendo algo diferente, é sempre uma boa ideia. 

Atribua, compartilhe e delegue responsabilidades

Em um ambiente de trabalho, ser controlador é algo que possivelmente irá acabar com a fronteira entre a vida profissional e a pessoal. Por isso, encontrar pessoas com quais essas responsabilidades possam ser compartilhadas e, efetivamente, delegadas é uma forma de garantir que o trabalho será feito mesmo quando você não estiver no escritório.

Coloque uma rotina de exercícios no seu dia

Corpo e mente precisam se manter em atividade, não tem como fugir dessa necessidade. Assim, encontrar formas de exercitar alma e músculos se faz essencial para manter uma boa qualidade de vida. 

Uma boa ideia para iniciar essa rotina pode ser utilizar o trajeto de deslocamento entre casa e trabalho para praticar uma caminhada ou corrida. Outra solução prática é optar por aplicativos que auxiliam na criação de rotinas curtas de exercícios e que podem ser realizadas em casa.