Você sabe o que é ergofobia? Descubra e aprenda a superá-la

O temor irracional ou excessivo do trabalho afeta pessoas que tiveram traumas marcantes no ambiente corporativo. Mas existem formas de superá-lo.

Atualmente, existem centenas de fobias, umas mais conhecidas do que outras. Definidas como um medo intenso ou irracional a respeito de uma situação, objeto ou pessoa, as fobias, na maioria das vezes, oferecem pouco ou nenhum perigo.

Mas você já ouviu falar em ergofobia? Se essa palavra for desconhecida, leia esse artigo que a MetLife preparou sobre esse assunto e amplie seus conhecimentos.  

O que é ergofobia? 

Podemos dizer que se trata de uma fobia específica caracterizada por um temor completamente irracional e excessivo de tudo que é relacionado ao trabalho. Pessoas que sofrem com a ergofobia acabam tendo fortes crises de ansiedade quando estão se preparando para ir ao trabalho. 

O maior obstáculo é que o sofrimento provocado pela ergofobia é tão grande que elas, muitas vezes, acabam voltando para a casa no meio do expediente ou não conseguem sequer iniciar o seu dia.  

Procure ajuda médica

Esse é o primeiro passo para se vencer a ergofobia. Procurar um psicólogo pode ajudar bastante a superar esse trauma que deixa milhares de pessoas com os nervos à flor da pele, quando o assunto está relacionado ao trabalho.  

Esse profissional saberá identificar o trauma ou acontecimento que possa ter gerado a aversão a algo que tenha relação com o trabalho. Uma vez identificado, o psicólogo pode orientar sobre a melhor forma de superar a ergofobia.  

Terapia comportamental cognitiva

Um dos tratamentos mais eficazes para a ergofobia é a terapia comportamental cognitiva. Nesse tipo de tratamento, são fornecidas à pessoa estratégias e ferramentas que permitem a exposição a seus principais temores, pouco a pouco. 

A grande vantagem deste tratamento é que a exposição gradual faz com que a pessoa se acostume a lidar com essa fobia e supere o seu medo irracional do trabalho. Vale lembrar que esse problema não se resolve da noite para o dia e o tratamento pode levar meses, dependendo do caso. 

Enfrente seus medos

Por mais que seja difícil superar traumas e medos, enfrentá-los pode ser um bom começo para a cura da ergofobia. Se dar por vencida só vai deixar a pessoa ainda mais dominada por esse distúrbio psicológico. 

Por isso, tenha a consciência de que esse tipo de fobia é superável e, por mais que você tenha tido algum trauma relacionado ao trabalho no passado, não quer dizer que ele vá se repetir. Tente superar todo o negativismo em sua vida enfrente os seus medos. 

Distúrbios de ordem psicológica nem sempre são fáceis de serem curados. Mas, quanto mais cedo buscar ajuda, mais perto da solução estará.