Conheça Yuval Noah Harari, historiador que mostra o poder da tecnologia sobre o ser humano

Famoso por seus livros, o professor acredita que o ser humano pode ficar em segundo plano no planeta

Realidade virtual, robôs amigáveis, fim da democracia, essas teorias que parecem distantes tornaram o historiador Yuval Noah Harari um dos homens mais famosos do mundo. Conhecido por criticar o uso extremo da tecnologia, ele nos faz refletir sobre o futuro da humanidade.

Nessa linha, nós da MetLife acreditamos que o ser humano cria novas tecnologias para uma vida mais fácil, mas, mesmo assim, olhar para o que ela tem de único é tão fundamental quanto inovar sem parar.  Este pensamento é um ponto de partida interessante para conhecermos um pouco do trabalho desse pesquisador.

Quem é Yuval Noah Harari?

Harari é um israelense que se especializou em história medieval e militar. Sua pesquisa se concentra em questões como a relação entre a biologia e a filosofia, a diferença entre homo sapiens e outros animais, como também a perspectiva de felicidade das pessoas com o passar do tempo.

Até 2008, ele era um desconhecido professor da Universidade Hebraica de Jerusalém. A fama chegou inesperadamente com um ensaio original sobre a humanidade através do livro “Sapiens: uma breve história da humanidade”, sucesso que ganhou traduções para 45 idiomas. Depois de Sapiens, ele publicou “Homo Deus”, uma viagem a um futuro dominado pela tecnologia, também recebido de forma agradável pela crítica. Em 2018, o historiador publicou seu terceiro livro, “21 lições para o século 21”, um guia para enfrentar as turbulências do presente.

Empresários e autoridades gostam de Harari

Com mais de 15 milhões de exemplares vendidos, Harari se tornou referência por onde passa. O CEO da Netflix, Reed Hastings, organizou recentemente um jantar para ele com o objetivo de discutir o futuro da tecnologia, no entanto, ouviu críticas do professor sobre como as empresas estão minando a democracia e criando uma realidade única, no qual o povo não tem direito a voto. 

Hastings ficou bravo? Que nada! Ele aprovou suas opiniões e ainda gostou de saber que Harari não carrega um telefone e passa pouco tempo usando a internet. O CEO da Netflix ainda enfatizou que gostaria de ser como ele.

Harari também é referência para autoridades como Bill Gates, Mark Zuckerberg e Barack Obama, Ângela Merkel, entre outros. 

Tecnologia X Humanidade

Com a transformação do mundo, Harari se preocupa com dois quesitos. Um deles é o “empoderamento” dos robôs, já que eles poderão ser mais empáticos em comparação aos humanos que possuem grandes alterações de humor.

Por outro lado, ele descreve os seres humanos como “hackeáveis”, podendo perder a chance de serem livres e terem os seus direitos, pois somos manipulados para sermos o que as outras pessoas desejam.

Não é por menos que Yuval Harari é um dos escritores mais procurados nas livrarias. Suas obras mostram os desafios internos diante dos obstáculos do mundo afora. Vale o conhecimento sobre as criações do historiador nesse momento de grandes impactos no nosso planeta.