3 dicas para você apoiar o equilíbrio de vida profissional e pessoal dos seus funcionários

Uma vida mais equilibrada pode contribuir - e muito - no aumento de produtividade dos seus funcionários

Vivemos rotinas cada vez mais agitadas. Por isso, encontrar formas de equilibrar nossas vidas pessoais e profissionais é, atualmente, uma grande prioridade.

E na MetLife entendemos que tendências como essa podem ser incorporadas à cultura empresarial das empresas, com foco no aumento da produtividade e engajamento dos funcionários.

Por isso, selecionamos três dicas para que você possa desenvolver uma cultura empresarial realmente inovadora e agregar ainda mais valor a quem faz parte da rotina produtiva do seu negócio.

Valorizar as pessoas e suas qualidades

Essa é uma das ações-chave para que sua empresa seja capaz de mostrar para quem integra o time que ele não é só um número. Focar na valorização das qualidades, seja por meio de treinamento constante ou até mesmo por meio de atividades que garantam a sensação de pertencimento e de que o trabalho desenvolvido por todos, de alguma forma, é indispensável, é algo muito importante.

Uma forma interessante de mostrar essa perspectiva sobre o que cada funcionário desenvolve em seu ambiente de trabalho é o investimento em espaços de convivência dentro da empresa, a aposta em rotinas de trabalho flexíveis e a busca por rotinas de trabalho que sejam capazes de estimular e manter o bem-estar físico e emocional de toda a equipe.

Usar os benefícios da empresa para empoderar os funcionários

Sim, os benefícios concedidos pela empresa já fazem parte do cotidiano de uma vaga de trabalho, mas, assim como a valorização das pessoas, essa ferramenta também precisa vir como algo focado na melhoria da qualidade de vida dos funcionários, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Locais que oferecem além do pacote básico e dispõem de times para auxiliar no planejamento financeiro da equipe, desenvolve ações que foquem no bem-estar de toda a equipe e criam momentos de interação dentro e fora do ambiente de trabalho, conseguem evidenciar de forma mais concreta que existe uma preocupação real para que cada pessoa possa aproveitar sua vida da melhor forma possível e assim encontrar o tão desejado equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Equilíbrio entre trabalho e desejos pessoais

No fim das contas, quase todas as estratégias das empresas surgem focadas com o objetivo de gerar o equilíbrio entre o profissional e o pessoal, detalhe que faz toda a diferença no rendimento e no bem-estar emocional e físico dos funcionários.

Essa estratégia pode se tornar ainda mais dinâmica por meio de políticas como as implantadas na Alemanha que não permitem e-mails, ligações e até mesmo mensagens por apps - referentes ao trabalho - após o término do expediente. 

Políticas como estas mostram, não só a preocupação com a qualidade de vida fora do trabalho, mas também com o foco durante as horas trabalhando.

A MetLife está sempre acompanhando tendências e ouvindo o que os clientes tem a dizer. Se você quer saber mais sobre como pode criar um melhor ambiente de trabalho em sua empresa, conheça nosso Estudo sobre Tendências de Benefícios para Funcionários (EBTS 2018).