5 dicas de programas que podem melhorar o clima em seu escritório

Um local com clima leve e no qual as pessoas se sintam valorizadas é fundamental para o sucesso de seu negócio

O mundo está em constante transformação e o mercado de trabalho, como não poderia deixar de ser, segue essa tendência. Com rotinas corridas e a necessidade de sermos profissionais cada vez mais completos, a busca por ambientes de trabalho mais leves, criativos e agradáveis tem sido muito comum.

A MetLife entende que, em um ambiente corporativo, o bem-estar dos funcionários está diretamente relacionado ao desempenho deles. Por isso reunimos 5 dicas que você pode seguir para deixar o clima do seu escritório ainda melhor. 

1- Ofereça novos benefícios

Oferecer um bom seguro saúde e um plano odontológico para os seus colaboradores é fundamental, mas pode não bastar para mantê-los motivados. 

Para se sentir estimulados, os funcionários (principalmente os que têm mais tempo de empresa), precisam de objetivos claros, reconhecimento e perspectiva de crescimento. Além disso, eles também precisam sentir que a empresa entende suas necessidades e está focada em seu bem estar – dentro e fora do trabalho.

Você pode, por exemplo, estabelecer metas e premiar os colaboradores que conseguirem cumpri-las. Vale oferecer vantagens como redução do expediente em algum dia da semana, folgas e até mesmo ajuda financeira para cursos de capacitação, como um MBA.

Muitas vezes, ações simples podem contribuir – e muito – para o aumento da produtividade dos seus profissionais.

2- Faça pesquisas de clima organizacional

Sua equipe recebe benefícios, trabalha em um ambiente organizado e acolhedor e ainda não apresenta os resultados esperados? Então, cabe a você identificar os motivos e implantar ações que mudem esse quadro o quanto antes. 

A melhor forma de fazer isso é realizando pesquisas de clima. Elas são muito eficazes para analisar o relacionamento dos profissionais entre si e com a empresa e identificar o que pode estar deixando a equipe insatisfeita.

Conversas informais não devem ser deixadas de lado. Ouvir os seus funcionários é importante, mostre que está aberto ao diálogo. Reuniões individuais ou em grupo para promover uma comunicação mais transparente também surte efeito positivo.

3- Flexibilize horários das equipes

Se a sua empresa trabalha com resultados e não com horários, será que há necessidade de todos estarem às 8h da manhã no escritório? Graças às novas tecnologias, é possível acessar facilmente as pessoas, independentemente da localização geográfica.

Pensando na qualidade de vida dos colaboradores, é cada vez maior o número de empresas que adotam o esquema de home office integral ou parcial. Se não for possível para o seu modelo de negócio, que tal ser mais flexível com os horários e mais exigente com os prazos de entrega?

Algumas equipes já não têm mais a necessidade de ficar 8 horas por dia presente na empresa. Reflita sobre essas possibilidades e permita que seus profissionais passem mais tempo com a família. Certamente eles voltarão mais motivados e felizes para o escritório. 

4- Incentive a participação da equipe em programas sociais

Nada como conhecer realidades diferentes da nossa para valorizar o temos e enxergar as coisas com uma nova perspectiva. Pensando nisso, que tal propor à sua equipe uma atividade solidária que envolva os colegas? 

Pode ser uma visita mensal a uma instituição que realize trabalhos sociais ou a implantação de um programa de doações, por exemplo. Uma tarde ao lado de idosos em um asilo pode transformar a maneira como enxergamos o próximo. Esse tipo de ação também pode ser muito eficaz para unir pessoas da equipe e deixar o clima menos competitivo. 

5- Faça mudanças físicas no escritório

Oferecer benefícios extras, ações de relacionamento e ampliar o diálogo são iniciativas importantes, mas elas podem não funcionar para melhorar o clima no escritório se o espaço físico no qual as pessoas trabalham for sujo, desorganizado e tiver uma decoração antiquada e monótona.

Se a ideia é mudar para motivar, que tal incluir novidades no espaço físico?

Não precisa fazer uma reforma caríssima! Comece incentivando os colaboradores a dar uma geral em suas mesas e tirar papéis, objetos e mobílias que não estão mais em uso. Menos é mais!

Estude proporcionar mudanças na decoração do escritório para deixar o espaço mais iluminado, colorido e espaçoso. O investimento certamente será recompensado. 

A MetLife está sempre acompanhando tendências e ouvindo o que os clientes tem a dizer. Se você quer saber mais sobre como pode criar um melhor ambiente de trabalho em sua empresa, conheça nosso Estudo sobre Tendências de Benefícios para Funcionários (EBTS 2018).