5 dicas para o layout do seu escritório ficar mais agradável

Espaço repensado, produtividade idem. Conheça alguns truques para remodelar sua empresa

As promessas do mundo moderno incluem, entre outras coisas, uma virtualização quase completa de nossas atividades. Redes, nuvem e aplicativos são só alguns dos nomes que lemos aqui e ali como promessas certas de uma vida profissional, mas ágil e livre das amarras física. Mas, claro, nem sempre é assim. Na prática, um ambiente de trabalho acolhedor e que facilite a integração das equipes e sua qualidade de vida, ajuda nesse cenário.

Por isso, nós da MetLife reunimos algumas dicas para, além de pensar na melhor ferramenta digital para suas equipes performarem mais, você organizar o espaço físico para isso. Vamos lá?

Aproveite o quanto puder da luz natural

Se o projeto do escritório estiver na sua mão, ou seja, se, enquanto gestor, você poder realizar modificações, chame o arquiteto para estudar como funciona a incidência de luz natural durante o dia e aproveite essa forcinha do astro-rei para o ambiente. Além de economizar energia elétrica, o contato com a luz solar deixa as pessoas mais felizes e leves.

Crie oportunidade para privacidade

Escritórios abertos - os famosos salões - já estiveram na moda desde o início dos anos 90. Grandes espaços, com mesas integradas e ilhas de trabalho teriam o poder de gerar maior produtividade e integração entre as equipes. 

Mas, hoje em dia, este conceito já foi reconsiderado e, mesmo que exista enquanto elemento central do layout do seu escritório, pode abrir espaço para áreas onde a privacidade é respeitada. Isso vale para boxes de reunião a prova de som, pequenas cabines para conference call ou outra ideia criativa do projeto.

Que tal espaços com multi função?

Outra ideia solução simples que faz seu espaço se valorizar é investir na multi função. Salas de reunião conversíveis em espaços de trabalho para épocas de pico de entregas, refeitórios que podem virar sala de ginástica, estacionamentos que abrigam uma feira de Food Truck para um final de semana com a família são alguns dos exemplos que podem mudar a forma como seus funcionários enxergar o ambiente de trabalho.

Reserve espaço para a personalização

Vale lembrar que nem toda ideia precisa vir do gestor do espaço. Funcionários querem personalizar seus ambientes sempre que podem. Por isso, no projeto de reformulação do espaço, considere alguns itens possíveis de serem alterados, como disposição da mesa dentro do espaço, criação de painel pessoal de recados e lembranças da família entre outras.

A personalização pode assumir também algo mais conceitual, como deixar o funcionário escolher um dia para levar o seu cachorro para um "dog day" na empresa, ou flexibilizar seu horário de almoço.

Integre a partir do conhecimento

Para concluir, seus funcionários passarão pelo menos oito horas do seu dia nas dependências da empresa. Que tal aproveitar alguns minutos desse dia para trocar conhecimento e estimular o crescimento das equipes? Siga o exemplo de espaços de coworking: eles se valorizam ao apresentar, em conjunto com as facilidades físicas de um escritório compartilhado, palestras e workshop com feras do mercado de seus associados. 

Repensar o espaço físico e social de sua empresa é um passo acertado para fortalecer a integração das equipes e sua produtividade. Pense nisso!