5 passos para montar um plano de benefícios eficiente para os seus funcionários

Entender o ambiente de trabalho, pensar fora da caixa e inovar com planos de co-participação. Confira essas e outras dicas.

Em um post recente aqui no blog, apresentamos dicas para colaboradores identificaram benefícios como forma de valorização de oportunidades de emprego. Um ponto muito interessante abordado por lá é que as carreiras estão evoluindo muito rápido, até mesmo com a criação de profissões que sequer imaginaríamos há 20 anos.

Aqui na MetLife sabemos que esse comportamento não se restringe ao universo dos colaboradores e afeta também aos empresários e empreendedores. O ecossistema é um só: muda na mesma velocidade e para todos os lados. O Estudo da MetLife sobre Tendências de Benefícios para Funcionários (2018), revela que os benefícios não são simplesmente parte da compensação – eles são um componente crítico de bem estar pessoal e financeiro.

Dito isso, como será que você, enquanto empregador, pode planejar um pacote de benefício que atraia e retenha talentos e, claro, seja saudável para a sua empresa? A seguir, algumas dicas.

1 - Entenda a demografia de sua companhia

O ponto inicial não poderia ser outro: que tal pensar nas necessidades que os benefícios oferecidos pela sua empresa podem resolver? Imagine que você tenha muitas mães de primeira viagem na equipe. Que tal uma sala de amamentação? Ou então, que metade de sua força de trabalho é formada por jovens com menos de cinco anos de carreira. Incentivo e subsídio à certificação não seriam uma boa alternativa?

Para ter estes insights, promova encontros regulares com o time ou até mesmo um ambiente online para compartilhamento de sugestões de melhoria de ambiente de trabalho. Ouvir as suas preocupações com saúde, finanças e vida pessoal são dados incrivelmente valiosos para montar a sua cesta de benefícios.

2 – Pense fora da caixa.

Considere oferecer outros benefícios e vantagens que não custem necessariamente dinheiro para sua companhia, como horários flexíveis para colaboradores que são pais ou dias para fazer home-office, horas de descanso e terapias alternativas para combate de stress, entre outras. A palavra-chave é flexibilidade! Não apenas em quanto, quando e onde as pessoas trabalham, mas também nas opções de benefícios.

3 - Eduque financeiramente para aumentar a produtividade.

Nossa pesquisa identificou uma grande tendência: funcionários passam muito tempo pensando em sua vida financeira e, com isso, baixam a sua produtividade. Que tal, então, montar programas para educar, avaliar e empoderar financeiramente suas equipes? Não estamos falando somente de salários. A dica é oferecer uma formação sólida, ajudando-os a entender as suas necessidades financeiras e de suas famílias. A variedade do mix de soluções pode ser bastante atraente, com esquemas de poupança e aposentadoria a ferramentas online para educação financeira, tudo isso pode resultar em vantagens.

4 – Comunique e interaja com frequência.

Ferramentas tecnológicas, incluindo apps, podem ajudar você a educar seus funcionários sobre as opções de benefícios deles e garantir que eles estejam engajados e tirando vantagem de tudo que é oferecido. Essas ferramentas podem também ajudar a agilizar as inscrições e processos em andamento. É importante que a gestão desses ambientes online e ferramentas seja feita de forma pró-ativa e ultra profissional, evitando montar algo que não seja administrado com atenção devida.

5 - Encontre um ótimo corretor que vá oferecer a você soluções adaptadas às suas necessidades.

Um corretor é aquele profissional que pode apontar caminhos, planos e benefícios que ajudarão a realizar todo o planejamento dos passos anteriores. Na hora de buscar por este perfil, procure por alguém que entenda sua indústria por completo, sua trajetória de crescimento, suas metas a curto e longo prazo, orçamento e base de funcionários.

Na MetLife você encontra soluções de seguros para empresas como a sua, que quer fazer diferente e colaborar para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Confira as soluções que temos!