Como aplicar as técnicas de design thinking no planejamento da sua pequena empresa?

Compreender a necessidade do cliente e encontrar uma solução inovadora para o problema são os principais desafios

Vivemos em um mundo cada vez mais moderno em que o papel da tecnologia para as pequenas empresas é fundamental para conquistar mais espaço no mercado. O design thinking, por exemplo, é uma abordagem criativa para solucionar problemas e entregar soluções de forma inovadora e colaborativa. 

Nós da Metlife sempre trabalhamos para que seu empreendimento tenha êxito no mercado, em todos os aspectos. Por isso, você vai saber como aplicar as técnicas de design thinking ao planejamento da sua empresa, de uma forma simples e prática. 

O que significa design thinking? 

Podemos dizer que o design thinking é um acelerador de inovação, ou seja, trata-se de um processo totalmente voltado no ser humano, que resolve problemas complexos a partir de uma abordagem criativa. 

O design thinking não é uma metodologia, mas uma nova forma de pensar e abordar os problemas. Ele está sendo bastante usado no planejamento de pequenas e médias empresas. Veja como você pode usá-lo em benefício do seu negócio: 

Compreensão da necessidade do cliente: imersão

A imersão é a primeira etapa do design thinking. Os responsáveis pelo projeto devem ter total compreensão da real necessidade ou problema do cliente. Depois desse entendimento, toda a equipe escreve as ideias para posterior discussão sobre o assunto.  

Definição: Análise e síntese

Essa etapa deve ordenar todas as informações coletadas fase de imersão. Portanto, esse é o  momento de analisar e discutir todas as ideias escritas da etapa anterior. Dessa maneira, fica muito mais fácil de compreender a lógica do problema bem como todos os padrões envolvidos no planejamento.  

Ideação: criação de ideias inovadoras

Nessa fase do design thinking, sessões de brainstorming e workshops de criação são muito bem-vindos. Afinal de contas,  o processo deve ser colaborativo para que muitas ideias inovadoras surjam. É importante ter uma equipe multidisciplinar, para que você tenha uma ampla visão sobre tudo. Todas as ideias devem ser aceitas, pelo menos a princípio.  

Prototipação: montagem do protótipo das ideias

Esse é o momento de criar a inovação definida pela equipe. Nessa fase, você coloca as ideias em prática e monta um protótipo para validar o sucesso da criação da equipe. Todos os aprendizados adquiridos durante as etapas anteriores devem ser empregados no protótipo, de modo a aumentar as chances de sucesso do planejamento. Depois de tudo pronto, a equipe deve implementar a solução. 

Pode ser aplicado em diferentes situações

Você deve ter em mente que quanto mais multidisciplinar for a equipe envolvida na abordagem, maiores serão as chances de tudo dar certo. O fundamental é que seja desenvolvida a empatia durante o processo, de modo a compreender realmente os anseios dos clientes. 

O empreendedor deve sempre priorizar esse tipo de abordagem e torná-la parte da cultura de inovação do negócio. O design thinking deve ser realizados em ambientes abertos e criativos, que favoreçam a troca de ideias.

A prática do design thinking se encaixa em qualquer setor da sua empresa. Seja na gestão empresarial, vendas, marketing e planejamento estratégico. Desde que exista um problema a ser resolvido ou uma inovação a ser criada, o design thinking pode ser aplicado.

 A Metlife sempre pensa no progresso da sua empresa, em todos os aspectos. Oferecemos diversos tipos de seguros para empresas para que você e seus colaboradores fiquem resguardados de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades.