Diversidade no ambiente de trabalho: um ganho para todos

Empresas devem criar programas e estabelecer uma cultura

No competitivo mercado de trabalho, a cultura da empresa é importantíssima para mostrar suas diretrizes, valores e missão. Além de um bom salário, as pessoas estão cada vez mais atrás de experiências de trabalho que ofereçam mais conexões interpessoais, flexibilidade e que reflitam seus valores pessoais. Nesse contexto, a diversidade no ambiente de trabalho é cada vez mais necessária no mundo atual.

Na MetLife defendemos a inclusão sempre. Acreditamos que quanto mais diversidade uma empresa possui, mais rica em recursos e valores humanos ela é. 

Equipes com vivências pessoais distintas ajudam a refletir a diversidade do mundo, e por tabela nosso mercado. Aliás, é importante ressaltar que não adianta ter uma equipe diversa e não dar voz à essas pessoas. A diversidade não deve cair nos estereótipos, mas deve ser sobretudo agregadora tanto para o desenvolvimento da equipe quanto da empresa.

A promoção da diversidade dentro dos times é importante para aprimorar a sensibilidade da própria equipe, que convivendo com o diferente vai rever preconceitos e estereótipos com mais empatia. Dar oportunidade a segmentos discriminados na sociedade é uma relação de ganhar ou ganhar para a empresa e contribui para um mundo mais justo e melhor.

Começa no RH, mas depende de todos

A estratégia de diversidade em uma empresa deve contemplar todos os tipos de diversidade e incluir todos os departamentos da empresa. A iniciativa pode até partir de projetos do departamento de RH, mas não pode ficar restrita ao recrutamento e seleção. Deve haver uma monitoria do desenvolvimento desses funcionários e manter a diversidade em várias áreas e hierarquias da empresa. Gestores e co-workers devem estar sempre atentos também para denunciar casos de preconceito e desrespeito. A diversidade nunca deve ser pensada apenas de uma forma "cosmética" para a empresa. Ela deve ser implantada, acompanhada, valorizada e, principalmente, naturalizada na cultura da empresa. Um ganho para todos.