Organize sua empresa como em uma escola de samba

Harmonia, empolgação e qualidade na execução dos processos. Esses são os principais segredos de uma empresa campeã

Você já percebeu que o tempo que as escolas de samba têm para se prepararem para o próximo desfile é de exatamente um ano? Durante 365 dias, absolutamente tudo precisa ser pensado, planejado e feito para se alcançar o sucesso no desfile do ano seguinte. 

Mas o que isso tem a ver com sua empresa? Leia esse post que preparamos sobre esse importante assunto e veja porque sua organização deve ser como um escola de samba que quer se sagrar campeã. 

Planejamento estratégico

Logo depois do resultado do desfile das escolas de samba, as lágrimas da derrota ou os gritos da vitória dão lugar ao planejamento estratégico para o carnaval do próximo ano. Orçamento, recursos, pessoal e todas as ações necessárias: tudo deve ser bem planejado.  

Por isso, o planejamento estratégico na sua empresa também deve ser similar ao que é feito em uma escola de samba. Lembre-se dos três pilares necessários ao bom planejamento: recursos, tempo e pessoas capacitadas. 

Harmonia para tudo dar certo

Um dos quesitos para uma escola de samba ser campeã é a harmonia durante o desfile. Sem a harmonia, o descompasso passa a fazer parte do cenário e o fracasso é só questão de tempo. Tudo deve estar em perfeita harmonia para dar certo. 

Com a sua empresa deve ser a mesma coisa. Todos os setores devem funcionar em perfeita sintonia para que os processos sejam realizados com mais assertividade e sem prejuízos desnecessários. Harmonia em uma empresa faz toda a diferença! 

Empolgação dos colaboradores durante o desfile

Imagine um desfile de uma escola de samba em que os participantes estejam sem a mínima empolgação durante todo o percurso. Quais as chances reais desta escola ganhar das outras? Pouquíssimas. Demonstrar empolgação e motivação durante as atividades é fundamental.  

Com a sua empresa não pode ser diferente. Colaboradores desmotivados e sem empolgação com o trabalho podem gerar resultados pouco expressivos no dia a dia. Por isso, motive-os, ao máximo e de todas as formas. 

Qualidade na execução dos processos

A preocupação de uma escola de samba com a qualidade da execução nos seus mínimos detalhes pode ser uma ótima lição para qualquer empresa que queira alcançar o sucesso no mercado. Encantar a quem está assistindo o desfile: esse é o segredo da vitória. 

Cada detalhe durante a execução dos processos deve ter o máximo de zelo e atenção por parte dos colaboradores. Todos devem ter bastante disciplina para atingir os resultados e conquistar o seu maior bem: os clientes. 

Faça da sua empresa uma verdadeira escola de samba campeã do carnaval, todos os anos!