Ajudar funcionários com os benefícios certos aumenta a produtividade

Seus funcionários podem valorizar mais o trabalho quando entendem melhor o que a empresa oferece

Em uma vida cada vez mais corrida, ajudar seus funcionários a lidar com o estresse, sobretudo quando ele vem das finanças, é imperativo no desempenho deles, assim como na relação entre empregado e empresa. 

O primeiro passo para criar um plano de ação bem sucedido para dar suporte aos seus funcionários é entender o que eles realmente precisam. Listamos aqui 5 pontos que podem melhorar essa relação e reduzir o estresse financeiro da sua equipe: 
 
1- Ouça seus funcionários 

Entenda o que os motiva individualmente e coletivamente. Suas preocupações com saúde, finanças e vida pessoal são dados incrivelmente valiosos para o projeto dos benefícios. 
 
2- Comunique sobre benefícios de forma eficaz 
 
Revitalizar sua comunicação sobre benefícios é muito importante porque até para os empregadores que estão oferecendo os programas certos, muitos dos seus funcionários podem não saber da sua existência e como melhor utilizá-los.

3- Direcione energia e foco

Isso pode parecer incomum, mas reduzir as preocupações financeiras de seus funcionários satisfaz duas necessidades. Primeiro, faz com que eles estejam felizes e saudáveis, reduzindo as faltas e aumentando a produtividade. 
 
Segundo, garante um programa de benefícios bem direcionado - um colaborador satisfeito com sua qualidade de vida se torna fisicamente saudável, mas se tiver estressado por questões financeiras, perderá o foco e terá um desempenho pior no trabalho. 

 
4- Introduza flexibilidade nessa relação 

Não apenas em quanto, quando e onde as pessoas trabalham, mas também nas opções de benefícios. Benefícios flexíveis (e voluntários) permitem que os funcionários personalizem sua cesta. 

No Brasil, a falta de flexibilidade no trabalho é um problema que os empregadores podem solucionar com relativa facilidade.

5 – Educação financeira empodera 

Educar, avaliar e empoderar financeiramente é fundamental. O bem-estar financeiro não se trata apenas de aumentar o salário dos funcionários. 

Informar os funcionários sobre planejamento financeiro sólido, ajudando-os a entender as suas necessidades financeiras e de suas famílias, dando opções, desde simples esquemas de poupança e aposentadoria a ferramentas online para educação financeira, tudo isso pode resultar em vantagens. Fazer uso da tecnologia para divulgar e educar sobre eles é uma excelente ferramenta.