Aposte no bem-estar financeiro de seus funcionários e melhore a produtividade

Ferramentas que auxiliam na administração e investimento de valores melhoraram o foco e funcionam como atrativos na hora da contratação

Quando falamos de bem-estar, quase sempre pensamos em aspectos de nossas vidas voltados para nossa saúde. Mas, este pode ser um conceito muito mais amplo e um aspecto específico tem se tornado um ponto de atenção entre funcionários que buscam por estabilidade, foco e a alta produtividade: o bem-estar financeiro. 

Aqui na MetLife nós percebemos essa necessidade como algo realmente importante para o dia a dia de quem trabalha e, com base em nosso Estudo de Tendências de Benefícios para Funcionários, compilamos alguns fatores importantes para que as empresas sejam capazes de promover o bem-estar financeiro dos colaboradores e melhorar a rotina de trabalho de toda sua estrutura. 

Benefícios: Uma forma direta de garantir bem-estar financeiro 

Uma das maneiras mais diretas para garantir aos funcionários a percepção de que a empresa está preocupada com seu bem-estar financeiro é o pacote de benefícios. No entanto, é importante compreender que esses benefícios precisam ser distribuídos levando em consideração as necessidades de cada grupo de funcionários. Detalhes como idade, opção de carreira e vida familiar precisam ser levados em conta para que os benefícios sejam realmente valorizados dentro da política de bem-estar financeiro oferecida pela empresa. 

Explicar os benefícios e disponibilizar ferramentas de educação financeira 

A pesquisa realizada pela MetLife também constatou que grande parte dos funcionários, além de ter a necessidade de perceber que a empresa se preocupa com seu bem-estar financeiro, também tem uma demanda por compreender melhor como os benefícios oferecidos podem auxiliá-los nas tomadas de decisões referentes ao dinheiro que ganham. 

Essa demanda aponta que mais de 50% dos empregados entrevistados acreditam que a educação financeira é uma ferramenta essencial para seu bem-estar financeiro e enxergam isso como uma chave para a valorização de seu trabalho. 

Preocupação com as finanças do funcionário: atrativo a mais no momento da escolha 

50% dos funcionários entrevistados afirmaram que programas de planejamento financeiro são importantes no momento de considerar aceitar um emprego. Logo, criar e desenvolver essas ferramentas de forma que desde o primeiro contato com a empresa o candidato possa conhecê-las é uma forma de conquistar e reter talentos. 

O bem-estar financeiro como investimento em produtividade 

Por fim, grande parte dos funcionários reconhece que passa tempo demais preocupado com sua situação financeira durante o horário de expediente. Essa situação pode ser revertida por meio da oferta de ferramentas que esclareçam as possibilidades de investimentos e de planejamento financeiro. 

Ainda, outro fator que precisa ser levado em conta no momento do desenvolvimento dessas estratégias é o tamanho da empresa. Os dados colhidos pela pesquisa evidenciam que empresas com muitos funcionários precisam focar na comunicação de como os benefícios concedidos podem ser administrados e investidos enquanto organizações de médio e pequeno porte precisam focar em ferramentas educacionais que auxiliem e ensinem sobre como controlar as finanças. 

E claro, a MetLife disponibiliza um bom leque de soluções que podem apoiar as necessidades da sua empresa e auxiliar na retenção e na melhoria do desempenho dos funcionários em todas as áreas de atuação.