Até onde exigir de sua equipe: dicas para não perder a mão

Cinco maneiras interessantes para você saber lidar com os seus funcionários

Gerenciar uma equipe requer mais do que experiência profissional, e sim, equilíbrio na hora de lidar com seus funcionários. O grande problema está na exigência dos líderes, fazendo com que os profissionais apresentem resultados pouco satisfatórios e o clima pese.

Aqui na MetLife nós acreditamos que o bom senso é parte integrante do sucesso de uma empresa. Por isso, vamos listar algumas estratégias para você saber ordenar o seu grupo.

1.Crie um bom planejamento

Com uma equipe programada, as atividades são realizadas de forma mais tranquila. O funcionário que sabe bem dos seus atributos por meio de uma coordenação eficiente não terá problemas em realizar as atividades. Assim, haverá uma organização adequada e a exigência da liderança se torna menos frequente.  

2.Conheça sua equipe

Todas as pessoas são diferentes dentro de uma empresa, mesmo que cumpram funções semelhantes. Afinal, todos temos qualidades, defeitos, particularidades e formas de agir.

Como cada um pode contribuir de uma forma com a produção das próprias demandas, respeite e lide com os profissionais individualmente. Deste modo, eles se sentirão bem recebidos, acolhidos e valorizados para engajar e entregar mais. 

3.Invista em transparência 

Para exigir do colaborador de maneira compreensiva, é importante que ele entenda onde existem problemas. Um fator negativo é quando ele fica dependente da visão dos gestores. Na hora de propor outras atividades, ele se sentirá perdido e certamente continuará dependente do líder.

Por isso, é válido esclarecer para o time como andam os resultados e as dificuldades. Muitas vezes alguém pode transparecer ótimas ideias que realmente ajudem a desenvolver soluções.

4. Defina metas e critérios

Se a equipe sabe o que você espera dela, é mais fácil desenvolver a missão. Por isso, indique quais são os critérios que você vai avaliar no projeto e as suas expectativas para os resultados. 

Da mesma forma, é fundamental ter metas preestabelecidas, pois elas orientam todo o trabalho. Defina objetivos palpáveis e a cada passo que o time der, procure parabenizá-lo pelo esforço. Esse tipo de atitude reforça o engajamento e a dedicação máxima da equipe ao empreendimento.

5.Mostre os benefícios do bom desempenho

Você motiva o time ao mostrar a ele o quanto certa atividade será benéfico, ressaltando a importância das entregas nos prazos estipulados. Isso faz com que os envolvidos desenvolvam um monitoramento de si mesmo.

Não significa que você não deva exigir do time, mas ajuda a fortalecer o senso de responsabilidade dos participantes do processo. O próprio colaborador cobrará de si mesmo. 

Conclusão

Ser rígido demais com o time para a entrega de resultados gera atritos e antipatia entre os profissionais. Além dessas dicas, priorize um bom relacionamento corporativo. Comportamentos dessa maneira ajudam a tirar o peso das costas de qualquer líder.