Fórmula de sucesso: delegar função aumenta a produtividade da equipe e da empresa

Entenda porque a descentralização deve ser adotada como cultura empresarial

O mundo mudou e talvez o maior desafio de um gestor seja incentivar a equipe a vestir a camisa e a desempenhar da melhor forma suas competências. E uma das estratégias para potencializar talentos individuais é delegar tarefas!

Descentralizar é fundamental para o desenvolvimento da liderança, pois ganha-se mais tempo para agir nas situações em que a participação é realmente necessária. O resultado é aumento da produtividade do grupo e da autoestima profissional dos colaboradores.

A introdução do Estudo MetLife de Tendências de Benefícios para Funcionários - Brasil 2018 destaca que motivar os trabalhadores e impulsionar a produtividade continua sendo prioridade para os empregadores, mas a insatisfação dos colaboradores ainda é grande.

Nós, da MetLife, acreditamos que uma liderança consciente e estratégias bem elaboradas podem garantir bons negócios e um ambiente de trabalho mais feliz e saudável.

Mudança de hábito

Para quem é viciado em centralizar atividades, não é fácil atribuir a outras pessoas funções que já se conhece de cor e salteado, por isto, o primeiro passo é fazer uma lista com as tarefas que podem delegadas. Na próxima etapa, considere o perfil e as habilidades necessárias de cada liderado para a execução das funções. Defina claramente o objetivo, o serviço e os resultados esperados. Pronto, você já pode focar no que é essencial para promover o desempenho da sua empresa!

Seleções eficazes

Escolher empregados incompetentes ou desinteressados pode prejudicar, e muito, a gestão. Equipes bem-sucedidas são integradas por colaboradores dedicados e leais, ainda mais quando se trata cargos de chefia.

A seleção deve priorizar pessoas com perfis adequados ao cargo: a função exige uma pessoa mais motivadora e agressiva ou alguém com um temperamento calmo e analítico, por exemplo? A escolha certa fará toda diferença no futuro.

Após selecionar a equipe, é hora de estabelecer metas. Cumprir uma tarefa com eficiência, dentro do prazo estipulado, é o que se espera de um colaborador, mas também é importante que o empregador tenha conhecimento do perfil de seus empregados para desenvolver da forma mais eficaz as habilidades dos liderados, orientá-los e focar no melhor resultado.

Comunicação clara e objetiva

O planejamento da empresa, metas e a execução dos projetos devem ser muito bem apresentados. Os colaboradores precisam estar cientes sobre os objetivos da companhia, transparência e confiança são fundamentais para o diálogo e motivação.

Afinal de contas, quem delega funções deve estar a par de tudo que acontece na empresa para agir, se for necessário.

Avaliação de desempenho

Outra medida racional que ajuda a garantir a produtividade é avaliar a produtividade dos colaboradores. Defina as metas de cada equipe e cobre os resultados de cada um dos líderes indicadores de desempenho podem auxiliar na tarefa. Por meio dos KPIs, é possível observar os equívocos e os pontos que podem ser aprimorados, além do gerenciamento de tarefas online, com um software específico durante o processo.

Avaliar o desempenho é uma das estratégias para estabelecer uma relação de confiança com o funcionário e evitar o desperdício de talentos.