Benefícios menos tradicionais podem ser a chave para aumentar engajamento e retenção de talentos

Apostar em possibilidades que garantam o bem-estar dos funcionários e de quem importa para eles, é uma boa maneira de mantê-los por perto e engajados

O cenário de trabalho no Brasil e no mundo está mudando. E aumentar a percepção de valor sobre o pacote de benefícios pode alavancar o engajamento ou comprometimento dos funcionários no trabalho.

O debate sobre o equilíbrio da vida profissional/pessoal não é novidade. Entretanto, a linha que divide o trabalho da vida pessoal tem ficado cada vez menos nítida. As necessidades da vida do funcionário também estão mais diversificadas do que nunca e um pacote de benefícios pensado de acordo com as mais diversas necessidades pode ser um grande diferenciador para pequenas, médias e grandes empresas.

Por isso, listamos algumas boas dicas para você repensar a sua oferta de benefícios aos seus funcionários.

Horário flexível e equilíbrio de vida

A procura por empregadores que ofereçam trabalho com horários flexíveis e home-office tem aumentado significativamente entre funcionários de diversos segmentos, ao redor do mundo. 

De acordo com nosso Estudo de Benefícios para Funcionários 2018 os empregadores podem ajudar seus funcionários a administrarem o equilíbrio profissional/pessoal tornando as condições de trabalho formais mais flexíveis. Fazer dessas políticas parte de um pacote de benefícios flexível também legitima seu uso, encorajando os funcionários a administrarem suas próprias vidas de forma que garantam as entregas no trabalho. Se tais opções flexíveis são implementadas cuidadosamente como parte de uma plataforma de benefícios integrada, elas podem aumentar o engajamento e produtividade com pouco ou nenhum custo.

Conteúdos e programas de educação financeira

A insegurança financeira dos funcionários afeta diretamente o local de trabalho. Nosso estudo aponta que 37% dos funcionários concordam que estão gastando mais tempo pensando em finanças pessoais no trabalho do que deveriam. 

Os empregadores podem criar um ambiente de trabalho mais seguro financeiramente, aumentando a sensação de segurança dos funcionários além do salário. Posicionar os benefícios existentes como um meio de compensar as preocupações financeiras e promover ações que assistam os funcionários com conteúdos são ótimas opções.

Disponibilizar um espaço de descanso

Esse é um dos investimentos mais simples dentro do formato empresarial e que é amplamente valorizado por toda a equipe. Criar um espaço que permita alguns instantes de descanso durante o dia de trabalho, é algo que aumenta a produtividade e amplia a capacidade das pessoas de se manterem focadas em suas tarefas.  Ainda é possível ir além da ideia de um local de descanso e também dispor de incentivos como massagem, aulas de meditação e outras vantagens.

Benefícios estendidos à família

Garantir benefícios que as famílias dos funcionários também possam aproveitar é algo que evidencia a preocupação com o bem-estar do funcionário e de todos à sua volta, uma maneira de mostrar que toda a família está sendo assistida e cuidada pela empresa. Os benefícios podem não só estar ligados à saúde ou finanças, mas a viagens de férias ou participação em eventos da empresa, por exemplo.

E claro, como parte do leque de possibilidades e benefícios que podem fazer parte do dia a dia dos funcionários, a MetLife dispõe de serviços essenciais para fazer com que a vida das pessoas seja tranquila e repleta de cuidados.