Quem disse que as empresas pequenas não podem investir num bom ambiente de trabalho?

Não é preciso ter muitos funcionários para criar um clima de bem-estar e profissionalismo no seu escritório

O mundo está se transformando. Tudo está mais dinâmico, e a diversificação dos modelos de negócio deu espaço para os pequenos e microempreendedores colocarem suas ideias em prática. 

Atualmente eles são mais de 6 milhões e geram 52% dos empregos no Brasil, segundo o IBGE. Muitas vezes essas empresas funcionam em espaços compactos ou até mesmo improvisados. O que não significa que não possam aliar descontração com sofisticação, conforto e profissionalismo.  

A MetLife acredita no empreendedorismo, por isso vamos mostrar ideias que podem ajudar a melhorar ainda mais o ambiente de trabalho em empresas com até 10 funcionários. 

1- Opte por cores claras na decoração 

Mesmo com espaço reduzido, é possível criar um projeto de decoração moderno e coerente com as atividades da empresa. 

Quando o ambiente é pequeno, as cores claras e tons pastéis caem muito bem. Além de favorecerem a tranquilidade e a concentração, elas causam o efeito visual de ampliação do ambiente.  

Por outro lado, as cores escuras podem deixar o clima pesado e sério demais e os tons vibrantes deixam o visual cansativo. Se você gosta muito desses tons, use-os nos pequenos detalhes.  
 
2- Invista na iluminação adequada 

A iluminação é muito importante não só para o visual, mas para a produtividade da equipe. 

Aposte em luzes mais fortes e no tom branco. Assim como as cores claras, elas dão a impressão de que o ambiente é maior, além de serem adequadas para leitura e concentração. 

Se puder, use janelas grandes e transparentes que permitem a entrada da luz solar. É ecológico e reduz a despesa com energia elétrica.  
 
3- Garanta áreas para livre circulação 

O layout de um escritório pequeno precisa ter o olhar voltado para ampliar o ambiente e evitar gerar aquela sensação de abafamento ou cansaço visual. Além é claro, do bem-estar dos usuários do local. Dessa forma, organize os móveis, artigos de decoração, materiais de uso diário de modo que se garanta áreas livres. Isso permite uma melhor circulação para as pessoas, organiza o espaço e torna o ambiente mais leve e arejado.  
 
4- Ofereça horários flexíveis e home office

Além da decoração, invista na qualidade de vida das pessoas. Empresas com poucos funcionários muitas vezes exigem que todos sejam multitarefas, mas costumam ter processos menos burocráticos. 

Aproveite a proximidade com os seus colaboradores para oferecer benefícios como horários mais flexíveis e a possibilidade de trabalhar em casa em um ou mais dias da semana.

Se o seu funcionário cumpre os prazos, permita que ele passe mais tempo com a família. Além de liberar espaço físico no escritório, você motiva a equipe e mostra que é um gestor moderno. 

4- Incentive programas sociais e de saúde

Que tal quebrar a rotina e ainda contribuir para a saúde e o bem-estar dos seus funcionários? Iniciativas como a implantação de ginásticas laborais e caminhadas ao ar livre não só contribuem com a qualidade de vida dos profissionais como criam um ambiente de trabalho mais descontraído, facilitando a socialização.  
 
Você também pode incentivar visitas mensais do grupo a asilos e orfanatos, por exemplo. Nada como conhecer realidades diferentes para valorizar o que temos e enxergar as coisas com uma nova perspectiva. Esse tipo de ação também pode ser muito eficaz para unir a equipe e deixar o clima menos competitivo.
  

5- Crie um espaço agradável e descontraído 

Mesmo com pouco espaço, estabeleça um local para que os colaboradores possam descansar ou escapar da rotina por alguns minutos do dia.  
 
Separe um cantinho e decore com puffs, sofás, TV, mesas de jogos, enfim, o que couber no espaço e o que que combinar com o estilo do seu negócio. Antes de criar o ambiente, vale pedir a sugestão dos colaboradores para que eles se sintam incluídos.