Check-list da inclusão. Veja como está a sua empresa nesse ranking

Faça um teste simples e avalie o que você precisa mudar nas políticas internas de sua empresa

Em um mundo cada vez mais conectado, o profissional tende a se valorizar a partir da quantidade de conhecimento que ele possui. E de como esse conhecimento pode ser útil para as organizações para as quais trabalha. Em um cenário como esse, todas as outras questões - como raça, condição socioeconômica, gênero, entre outras - deveriam ter menor importância, certo?

Nós da MetLife gostamos de acreditar que sim. Por isso, para ajudar sua empresa a ficar alinhada com o tempo presente, pensamos em um check-list de inclusão para ajudar a sua empresa a se auto-avaliar e assim descobrir em que precisa melhorar para transformar o seu ambiente de trabalho em um local acolhedor à todas as diferenças.

Como funciona?

Sua empresa começará a fazer o check-list com 100 pontos. Caso a resposta à questão seja positiva, você SOMA pontos. Caso seja negativa, você PERDE pontos.

Exemplo: se você realiza processos seletivos às cegas, você passa a ter 110 pontos (somando 10 pontos da questão). Caso não tenha, segue no check-list com 90 pontos. Combinado? Vamos lá!

O processo seletivo de sua empresa é às cegas

10 pts

Sua empresa promove processos seletivos que olham apenas para as qualificações e experiência do profissional, sem levar em conta gênero, endereço, raça e condição sócio-econômica?

O kit de boas-vindas não inclui dress code gender free

20 pts

O dress code da empresa considera questões relativas à gênero no sentido de ser liberal quanto às escolhas de cada indivíduo e não relaciona isso à sua avaliação funcional em programas internos de promoção?

Existem programas de flexibilidade de horário para quem é de periferia ou situações de risco?

20 pts

Os horário de trabalho são diferentes ou flexíveis, inclusive com a adoção de home-office, para não penalizar/bonificar o profissional de acordo com o tempo de deslocamento?

Licença maternidade E paternidade

10 pts

O programa de licenças evoluiu para refletir a diversidade no que se refere às possibilidades de formação das famílias no século XXI?

Experiência (idade) é valorizada na formação das equipes

10 pts

Os profissionais mais seniores recebem algum tipo de compensação com base em sua experiência? Ou isso é demérito?

Mulheres chegam em cargo de chefia

30 pts

A presença feminina nos cargos de chefia é proporcional à quantidade de mulheres na empresa? Isso é, de alguma forma, facilitado ou encorajado?

Existem programas de combate a assédios no ambiente de trabalho?

30 pts

O departamento de Recursos Humanos tem políticas de combate ao assédio como linha de denúncia anônima ou ainda promove multiplicação de conhecimento sobre o tema?

RESULTADO

Fez mais de 100 pontos: Parabéns! Sua empresa entendeu o poder que a diversidade tem nas empresas. Continue assim e compartilhe com seus parceiros de negócios essas práticas.

Terminou com 100 pontos: Legal, sua empresa tem noção do cenário atual, embora precise ainda melhorar em alguns pontos. Reúna os times e promova uma rodada de sugestões no sentido de trazer mais diversidade para o ambiente de trabalho.

Fez menos do que 100 pontos ou ficou no negativo: Atenção! Existem questões urgentes envolvendo a diversidade de suas equipes. Que tal montar um grupo de trabalho para mapear o que precisa melhorar e agir o quanto antes?