Saiba como atrair investidores

Deixar sua empresa mais atrativa e ter um bom planejamento podem atrair investidores ávidos por lucros

Vivemos em um mundo em que pequenas e médias empresas lutam por seu lugar ao sol. Mas o que fazer para sua empresa prosperar nos próximos anos e sobreviver às turbulências do mercado? Atrair investidores é uma ótima opção, desde que sua empresa ofereça condições para isso. 

Nós da MetLife acreditamos que seu negócio pode prosperar e torcemos para que isso aconteça da melhor forma. Por isso, preparamos 5 dicas sobre como atrair investidores para pequenas e médias empresas, que pode fazer seu empreendimento ser disputado pelos melhores profissionais. 

Saiba quem pode investir no seu negócio

Essa é a principal pergunta que você deve fazer para si mesmo. Um investidor é aquela pessoa que utiliza seu capital disponível em uma pequena empresa que tem bom potencial de crescimento e de retorno financeiro a curto e longo prazo.

Ele pode ser tanto pessoa física quanto jurídica. Existem vários tipos de investidores como os de títulos públicos, renda fixa, imóveis, ações, empreendimentos, startups, entre outros. O mais importante é que você tenha em mente sobre quem é o mais indicado a investir na sua empresa. 

Como sua empresa pode ser escolhida?

O primeiro passo é ter um bom planejamento estratégico para atrair investidores. Pense em algum problema que um grupo de pessoas enfrenta e descubra uma forma simples de resolver, seja oferecendo um produto ou serviço. 

Depois disso, faça uma busca de possíveis empresas que ofereçam soluções semelhantes e tenha um diferencial no mercado perante os concorrentes. Isso pode fazer os investidores se interessarem pelo seu negócio. 

Faça mudanças internas para deixar a empresa mais atrativa

Tenha em mente que investidores buscam ganhar dinheiro, por isso, eles só estão interessados em empresas que geram lucros. Deixar sua empresa mais atrativa com pequenas mudanças pode ser um enorme atrativo para os investidores. 

Que tal deixar de lado velhos processos já engessados e migrar para uma alternativa mais viável e menos burocrática? Inovação e mudanças simples podem deixar pequenas e médias empresas bem mais atrativas para investidores. Mas lembre-se de que as mudanças precisam apresentar bons resultados para reter o investidor até o final do contrato.

Saiba o valor do seu negócio

Essa é outra dica importante. Investidores são ávidos por obter lucro, por isso, a melhor forma de avaliar o valor real do seu negócio é contratar um especialista na área. Mesmo que você tenha domínio sobre o assunto, existem diversas variáveis envolvidas para se chegar a um valor exato. 

Além disso, contratar um profissional experiente para dar uma consultoria especializada, pode promover maior credibilidade ao número final, que é algo que investidores observam e muito. Afinal de contas, quando o assunto é dinheiro, todo cuidado é pouco. 

Tenha total controle da parte financeira

Um dos pontos mais importantes e observados por um potencial investidor é o seu fluxo de caixa. Esse indicador é que vai definir se sua administração tem qualidade ou ainda é amadora. Ter um controle organizado de como andam as finanças da sua empresa é crucial para atrair bons investidores para seu negócio.

Vale ressaltar que todo esse processo exige paciência, esforço e muita disciplina. Fazer uma boa gestão e oferecer um diferencial no mercado pode ser um prato cheio para possíveis investidores. 

A Metlife sempre pensa no no sucesso do seu negócio, de todas as formas. Oferecemos diversos tipos de seguros para você proteger sua empresa de quaisquer eventualidades. Nossa equipe está sempre pronta para oferecer uma solução que mais se adequa às suas necessidades. Conte com a gente!