Como contratar bem, sem preconceito e com visão inclusiva

A diversidade aumenta a competitividade de sua empresa. Conheça como fazer esse investimento!

Apesar de vivermos em um mundo em constante transformação, parece que algumas coisas demoram mais do que outras para evoluir. Quando o assunto é o mundo corporativo, inclusão e diversidade são dois conceitos que merecem atenção constante.

Nós da MetLife acreditamos em um mundo igualitário e livre de preconceitos, que nos levem à vidas mais produtivas e felizes. Por isso, vamos a seguir dar algumas dicas para você, gestor de pequena, média ou grande empresa, pensar fora da caixa.

Promova processos seletivos às cegas

Uma das iniciativas mais recentes promovidas por departamentos de RH é o chamado processo às cegas. Nele, nenhum característica além da formação e experiência é exibida para os recrutadores, garantindo acesso igualitário independente de idade, raça, gênero ou domicílio. Pode ser uma alternativa simples - pois trata-se apenas de um novo processo interno - , para aumentar incrivelmente a diversidade em suas equipes.

Prepare seus processos para a diversidade e inclusão

Mas, é claro, que selecionar de forma isenta não é uma "solução mágica" que se basta por si só. Além disso, você precisa preparar os processos internos para que a diversidade de mantenha, para que seja ambientes realmente inclusivos. Isso vale para plano de carreira, ambiência e até a dinâmica das reuniões. Todo mundo tem voz? Todas as sugestões serão aceitas?

Promova mulheres para postos de chefia

Uma vez nas equipes, todos os funcionários deve ter direito à ascensão profissional tendo como único critério sua competência. Mas, ainda hoje, mulheres ganham menos e têm menos acesso aos cargos mais altos do que homens. Faça um exercício: sai de sua sala agora e olhe ao redor e tente contar quantas mulheres em cargo de chefia estão hoje em atividade. Vamos mudar isso?

Realize pesquisas internas de ambiência com foco em inclusão e diversidade

A mudança passa, sobretudo, por divulgar e incorporar o conceito da mudança no dia a dia de sua empresa. Ou seja, inclusão e diversidade se já não são, devem começar a fazer parte da cultura dos seus negócios. Promova pesquisas constante para identificar pontos de melhoria, além de reunir a equipe de tempos em tempos para dinâmicas de discussão e brainstorming de melhorias.

Temos insistido nesse conceito aqui no blog: diversidade é investimento! Equipes com diferentes perfis sócio-culturais produzem mais e melhor. Por isso, considere um novo olhar para a formação e condução dos seus times. Todos só temos a ganhar.