Como criar e manter equipes mais engajadas?

Saiba como estimular seus colaboradores a serem mais produtivos

Em um mundo tão corrido, manter uma equipe motivada é questão de sabedoria. A produtividade é essencial para o crescimento da empresa, fazendo com que os funcionários deem o melhor de si para atingir os objetivos e metas.

Aqui na MetLife nós apostamos no bem-estar profissional para chegar ao sucesso. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você trabalhar o engajamento da equipe na empresa.

Afinal, o que faz uma equipe motivada? 

Enquanto muitos avaliam que a satisfação dos funcionários é a grande responsável pela motivação da equipe, saiba que você pode estar bastante enganado. O entusiasmo não depende somente de fazer um trabalho bem feito, entregar com afinco e receber o salário no final do mês.

Uma equipe engajada sente a vontade de fazer mais do que o normal, justamente porque ela gosta de permanecer naquele local. Funcionários com papéis bem definidos, com metas específicas e perspectiva de crescimento constante desenvolvem projetos com autonomia e responsabilidade.

A Right Management, empresa de gestão de carreira, realizou uma pesquisa e chegou à conclusão de que os profissionais motivados são 50% mais produtivos, consequentemente, gera mais resultados para a empresa.

Como estimular os seus colaboradores? 

1. Crie um plano de carreira

Seu funcionário tem algum plano de carreira pronto? Estimule-o a montar e cumprir as metas. Por exemplo, se ele pensa em ser um gestor da sua empresa, incentive-o a estudar para que ele chegue ao cargo, e apresente o caminho das pedras.

Possuir metas profissionais e pessoais faz com que olhamos para frente, nos tornando mais fiéis à empresa. Um plano de carreira nem sempre é fácil de ser seguido, existem regras e obstáculos a serem explorados, mas com muita persistência e paciência, ajuda a formar um especialista requisitado que sente gosto especial na vida.

2. Feedbacks fazem a diferença

Quando se entra em uma rotina, é muito comum parte dos funcionários trabalharem em “piloto automático”, por isso, fornecer feedbacks de forma regular o faz perceber os problemas, além de claro, melhorar a performance do mesmo.

Ao fornecer feedbacks, os colaboradores visualizam os resultados que estão sendo atingidos, além de mudar estratégias, e ter a sensação de superar as expectativas previstas anteriormente.

3. Humanização e flexibilidade 

Todo o funcionário segue uma vida natural, cheia de obstáculos a ser trabalhado fora do ambiente empresarial. Por isso, para a relação humanizada entre empresa e funcionário, é interessante ter uma política de flexibilidade, inclusive com horários. Isso mostra a preocupação da empresa com o funcionário, ajudando a estabelecer relação de confiança e comprometimento.

Gostou de saber como engajar seus colaboradores? Aqui na MetLife você encontra diversos tutoriais de como melhorar o ambiente de trabalho e ter uma equipe muito mais produtiva. Acompanhe a gente e busque o sucesso da sua empresa.