Como criar um ambiente de agradável para você e seus funcionários?

Veja cinco dicas especiais para mudar hábitos e tornar o local mais prazeroso

Em um mundo com tantas desavenças, passar a maior parte do dia no clima desconfortável deixa qualquer pessoa estressada e mal-humorada. Por essas e outras, já foi comprovado cientificamente que funcionários satisfeitos trabalham melhor.

Nós, da MetLife, preservamos o bem-estar dos colaboradores para que o desempenho profissional seja cada vez melhor. Por isso, reunimos algumas dicas de como levar felicidade à sua empresa sem excessivo esforço.

1. Eduque com hábitos saudáveis

O sedentarismo é uma das maiores armas para a depressão e doenças graves. Segundo a Organização Mundial de Saúde, um em cada 4 adultos não são praticantes de atividade física, sendo que, o sedentarismo está presente em 23% dos indivíduos.

Esses dados são reflexos de que exercícios não se praticam apenas na academia, como também no ambiente de trabalho. Por isso, a sua organização pode promover atividades físicas em grupo, como patrocinando passeios de bicicleta, fechando um convênio com academia, e, dentro do local de trabalho, alongamentos diários com a ajuda de um profissional. 

2. Adote a flexibilidade

Aprenda a ser menos enérgico com seus colaboradores, caso você seja uma pessoa durona. Por exemplo, avalie individualmente cada situação e abra exceções quando necessário. Se um funcionário assíduo e comprometido com suas funções precisa de uma folga ou peça algumas regalias na empresa, pense com calma antes de dar uma resposta negativa. Talvez essa oportunidade faça a diferença na vida dele para que possa permanecer na sua empresa mais fortalecido, além de fazer bem a você por ter ajudado um merecedor. 

3. Dê bons exemplos

Entenda que você é a alma e o alicerce para sua empresa ficar em pé. Por isso, mostre bons exemplos diante da sua equipe. Comunique-se de forma clara diante dos demais. Não seja inseguro. Caso tema em tomadas de decisões, pergunte aos sócios ou aos outros líderes o que fazer.

Além disso, se promover a atividade física aos colaboradores, entre na onda e faça com eles, mostre que você está envolvido. 

4. Ofereça espaço para relações pessoais

Não só de trabalho vive o homem, como já diz o ditado, momentos de lazer são especiais e abrem a mente para criar relacionamentos e fortalecer a criatividade empresarial. Portanto, realize happy hours e momentos de descontração, mesmo que seja uma vez por mês. 

5. Promova melhorias no espaço

Existe a possibilidade de que sua empresa esteja precisando dar uma diversificada nos espaços de trabalho. O ambiente pode ter tonalidade escura e pesada, então use cores claras para explorar a leveza.

É evidente que as mudanças exigirão recursos financeiros, mas você pode fazer tudo aos poucos. Portanto, planeja-se com os líderes do que é necessário e vá em frente para deixar o seu local de trabalho muito mais agradável.

Se você gostou da ideia e deseja promover melhorias no ambiente, o nosso Estudo sobre Tendências de Benefícios para Funcionários (EBTS 2018) traz mais dicas especiais.