Como desenvolver programas para combater a insegurança financeira de seus funcionários

Por meio de programas desenvolvidos em co-criação a empresa pode ganhar em rendimento e melhora do ambiente de trabalho

Um dos principais fatores que nos leva a ter uma rotina acelerada e repleta de afazeres é a busca pela segurança financeira. Seja para garantir conforto nos momentos de descanso, ou para proporcionar o melhor para nossas famílias, esse é um dos principais objetivos entre pessoas de cargos e classes sociais diferentes.

Por meio do nosso Estudo MetLife de Tendências de Benefícios para Funcionários (2018), percebemos que a necessidades por formas de garantir segurança financeira dos funcionários por meio de seus empregadores é uma tendência global que acontece não só por meio da implementação de bons salários, mas também de outros projetos voltados ao incentivo de uma cultura de investimentos e inteligência financeira. 

Por isso, compilamos abaixo algumas boas dicas que podem fazer parte da rotina da sua empresa.

Pensando em benefícios para o bem-estar

Os programas de benefícios além de funcionar como um importante chamariz para novos talentos, também precisam ser utilizados com funções mais profundas dentro da estratégia de bem-estar da empresa.

Um dos focos mais interessantes e que tem sido explorado de forma direta por organizações ao redor do mundo são os benefícios co-criados. Ou seja, ideias realizadas em forma de parceria entre a empresa e os funcionários, tudo para aliviar uma das maiores causas de estresse no trabalho contemporâneo.

Oferecendo fundos de investimento e previdência

Algumas empresas já trabalham com sistemas de previdência privada, no qual o funcionário investe uma parte de seu salário e a empresa fica responsável por outra. Garantindo segurança para a aposentadoria.

Os fundos de investimento também funcionam como uma boa solução, com parte do valor sendo investido pelo funcionário e a outra parte investida pela empresa que também pode ficar responsável por criar ou encontrar a melhor forma de investir o dinheiro.

Aconselhamento e workshops sobre finanças

Além dos benefícios é importante garantir que os funcionários compreendam como lidar com seu dinheiro e sejam capazes de investir, também, por conta própria. 

Uma das melhores forma de desenvolver esse trabalho é por meio da criação de um setor de aconselhamento financeiro - um dos benefícios mais pedidos por funcionários ao redor do mundo - e também a criação de workshops regulares explicando como lidar com o estresse financeiro e sugerindo ideias de investimento.

Por fim, é possível notar que a insegurança financeira é algo que realmente faz parte do dia a dia de funcionários em diversas atividades profissionais e a empresa pode auxiliar na melhoria desse quadro de forma direta e ganhar na produtividade e na melhoria do ambiente de trabalho.

A MetLife dispõe de um leque de benefícios capaz de complementar esse cuidado, auxiliando na melhoria do dia a dia de funcionários e suas famílias.