Como fortalecer a confiança em momentos de crise?

Técnicas simples que fazem você reagir e deixar a negatividade de lado

Em momentos de retração econômica, o assunto circula pelas salas de reunião e até mesas de bar: como não perder a confiança em meu negócio? Embora os números estejam em alta para pequenas e médias empresas - segundo o Sebrae até 2022 haverá 17,7 milhões de empreendimentos - muitos empresários de pequeno porte estão passando pela recessão, o que leva a vários sentimentos negativos, inclusive, a própria confiança.

Aqui na MetLife nós preservamos o bem-estar e apostamos que o pensamento positivo é essencial para a eficiência profissional.

Pensando nisso, vamos mostrar para você como é importante permanecer com a cabeça erguida para enfrentar a instabilidade financeira.  

Seja forte! 

Pequenas empresas que deram certo, mesmo durante períodos complicados, estão por toda a parte. Cada uma encontra uma maneira de dar a volta por cima. Embora haja insegurança e preocupação dos colaboradores e da própria gestão, o alicerce está no controle emocional. 

Lembre-se de como começou

Reflita sobre a sua trajetória. É muito provável que você começou seu projeto com pouco investimento e hoje tem uma equipe própria, independentemente da quantidade de funcionários. O importante é entender quantos passos você deu. Valorize o seu esforço. 

Evite comparações 

Perceber como a concorrência trabalha ajuda no processo de mudança da própria concepção da empresa, mas quando a comparação se torna doentia, a consequência é negativa. 

Nesses casos, é muito comum o gestor andar com a cabeça baixa ou se isolar. Entenda que a sua empresa é a sua cara, portanto, lembre onde deseja almejar. 

Confie mais nos outros

A autoconfiança é essencial, mas a confiança nos outros é imprescindível. Não esqueça que crescer sozinho é algo difícil. Nessa aventura, você pode ter um sócio ou um amigo que lhe estenda a mão. Por isso, se você está preocupado com a crise, busque ajuda desse companheiro para persistir pelo sucesso. Você vai se sentir mais forte. Pode apostar! 

Técnicas para desenvolver a confiança:

  • Postura: O ato de curvar os ombros e as costas remetem à autodefesa, gestos que dizem ao seu cérebro como as pessoas estão te observando com medo. Andar de forma linear, com os ombros arqueados, informará ao seu cérebro sua confiança.
  •  Passo: Uma boa dica é andar em uma rua cheia de pessoas e olhar para a frente, observe as pessoas se desviando de você em um sentido linear e fixo. É uma verdadeira prova de pensar adiante.  
  • Linguagem: Não peça desculpas para si se você não está conseguindo sair do período de crise, assim você vai se depreciar cada vez mais. Afinal, você não deseja passar a sensação de pessimismo diante de um futuro cliente durante uma reunião, assim, evite enfatizar os prejuízos da empresa, de como o mercado está complicado, provavelmente ele não fechará o contrato com você. 

Tenha certeza que a própria confiança é a arma para a resolução dos seus problemas. Nós da MetLife trabalhamos dessa forma e apostamos que você também conseguirá. Boa sorte!