Como garantir o bem-estar físico de seus funcionários

Combater o estresse é fundamental para garantir a produtividade

Em um mundo em constante transformação, no qual estamos cada vez mais escravos da cultura multitarefa, o estresse pode ser uma palavra comum ao descrever a rotina de trabalho. Pesquisas revelam que o estresse tem impactos não só mentais como físicos. 

E dificuldades no campo da saúde mental afetam seus relacionamentos, bem-estar e até mesmo sua vida financeira. Para viver uma vida mais saudável e feliz é importante saber como derrotar os efeitos do estresse e ter suporte para isso. 
 
Como detectar o Burn Out 

O Burn Out é um estado emocional, físico e mental de exaustão causado pelo estresse excessivo e prolongado, sobretudo no trabalho.  
 
Sinais que apontam nível de estresse preocupante: 
 

  • Se sentir paralisado quando precisa tomar decisões

  • Se sentir no limite de suas emoções o tempo todo 

  • Sentir seus batimentos cardíacos acelerarem sem aparente motivo

  • Ter dificuldade de respirar ou raciocinar com frequência 

  • Ter ataques de ansiedade

Se você souber detectar esses sinais na sua vida, será mais fácil procurar ajuda a tempo antes que esses sintomas saiam do controle. Em nosso Estudo MetLife de Tendências de Benefícios Para Funcionários, identificamos que condições emocionais como o estresse e a depressão estão classificadas por empregadores e funcionários entre as 5 principais preocupações com saúde. Isto sugere uma mudança de foco que justifica a inclusão de tipos de programas mentais preventivos para proteger seus funcionários. 
 
Ainda que os empregadores brasileiros reconheçam essas questões de saúde e boa parte deles ofereça um conjunto de programas preventivos e de conscientização, há uma diferença de percepção no tipo de benefícios de bem estar oferecidos por eles, sobretudo em empresas de pequeno e médio porte, e o que os funcionários dizem estar recebendo. 

Ao oferecer o conjunto correto e comunicar de forma efetiva esses benefícios, os empregadores podem atender a um espectro mais amplo das necessidades físicas e emocionais dos funcionários e direcionar intervenções com o máximo de impacto. Aqui seguem algumas dessas simples medidas que a sua empresa pode tomar: 

  1. Introduza programas educacionais ou de intervenção prévia para ajudar a mitigar possíveis problemas crônicos de saúde nos funcionários. 
     
  2. Estabeleça feedback utilizando mecanismos que avaliem a saúde do funcionário – os empregadores de fato se preocupam com o bem estar, mas precisam de mais informações. 
     
  3. Priorize as condições de saúde que a sua base de funcionários identifica como problemáticas.