Como lidar com erros dos seus funcionários nos primeiros dias de trabalho?

Ter maturidade, bom senso e encarar os tropeços dos novatos de forma leve, é fundamental para um líder

Quando começamos a trabalhar em uma empresa, ficamos apreensivos quanto ao bom desenvolvimento das tarefas, principalmente nesse mundo de acirrada competição profissional. Mas como um gestor deve lidar com erros de seus funcionários nos primeiros dias de trabalho? Saber encarar com maturidade e bom senso é fundamental nessa hora.  

Nós da Metlife não poupamos esforços para que sua empresa prospere no mercado e que seja referência para os clientes. Por isso, você vai descobrir como um gestor deve lidar com os erros dos seus colaboradores nos primeiros dias de trabalho. Pode até não parecer, mas é mais fácil do que se imagina.  

Jamais chame a atenção de um colaborador na frente de todos  

Isso pode ser humilhante para quem está sendo chamado a atenção. Quando começamos a trabalhar, independente da experiência profissional, é natural cometermos alguns erros no dia a dia. Afinal de contas, estamos aprendendo como executar as tarefas e alguns deslizes são bastante comuns. O gestor jamais deve apontar os erros de um colaborador na frente dos outros, pois além de ser uma atitude imatura, pode causar uma certa apreensão em toda a equipe. Chame-o em particular e mostre o que saiu errado, apontando o que deveria ter sido feito.  

Faça alguns lembretes para os novatos 

Quando começamos a desempenhar uma determinada função, somos bombardeados com diversas informações à respeito das tarefas e, algumas vezes, pode ficar um pouco “perdidos” em meio a tanta pressão psicológica. Um gestor experiente pode fazer alguns lembretes com as principais informações e oferecer para os novatos se situarem durante o desenvolvimento das atividades. Isso pode ajudar bastante no dia a dia até se sentirem mais seguros no trabalho. Lembre-se de que errar faz parte da natureza humana!  

Jamais faça ameaças de qualquer natureza 

Quando se é novato em uma empresa, tudo é novidade e leva-se um tempo para adaptar à cultura e à nova função no ambiente de trabalho. Um gestor jamais deve fazer ameaças de qualquer natureza para os colaboradores novatos, principalmente por causa dos erros cometidos nos primeiros dias. Ele deve ter maturidade profissional e bom senso, mostrando qual foi o erro, além de dar a oportunidade para o colaborador se justificar. Faça o colaborador aprender com seus erros!  

Pense na relação a longo prazo 

Cometer erros nos primeiros dias de trabalho é absolutamente normal para quase todas os profissionais. Por isso, o gestor deve ter a ciência de que essa delicada fase vai passar. Por sua vez, o colaborador vai ficando mais experiente e pode se tornar um funcionário exemplar, construindo uma sólida relação à longo prazo com a empresa. Lembre-se sempre de que aquele membro da equipe que cometia erros no início, pode se tornar o mais eficiente de todo o negócio.  

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