Como montar metas mais realistas para o seu time?

Quatro dicas para fazer a produtividade da sua empresa aumentar sem grandes mudanças

Definir metas tende a trazer mais clareza para a empresa. Além disso, ajuda no desenvolvimento de campanhas de incentivo e em programas de motivação para os funcionários.

Nós, da MetLife, acreditamos que para criar dinâmica entre os colaboradores e a empresa, as metas precisam ser realistas, e não de fachada como acontece em alguns lugares, em que, como diz o ditado, só “sai da boca para fora”.

Com isso em mente, confira quatro dicas valiosas para você desenvolver metas essenciais para o seu estabelecimento.

Quais as principais dicas para gerar metas para os funcionários?

1. Seja objetivo para medir os resultados

Pense em objetivos concretos, como reduzir as reclamações e como conquistar clientes em pouco tempo, enfim, impulsionando de uma forma precisa. 

A partir dessa proposta de solidificação, os colaboradores serão capazes de desenvolver um plano de ação. Quando as metas são subjetivas, o indivíduo se sente confuso sobre o que fazer para gerar essa melhoria contínua.

Preste atenção: propósitos inalcançáveis desmotivam todos a sua volta. Além disso, torna-se desperdício de tempo e de dinheiro.

2. Crie metas de acordo com as responsabilidades 

Você sabe que os funcionários da sua empresa têm responsabilidades diferentes, portanto, elas não podem ser medidas iguais. Isso pode causar conflitos internos para a sua instituição.

Por isso, construa metas com cada perfil de equipe. Se para o setor financeiro o objetivo é reduzir valor x nas contas de luz e água, para a equipe de comunicação tem x de conteúdos para serem produzidos. Enfim, são estatísticas distintas, ok? Os times atuarão em conjunto e não como rivais buscando melhor colocação.

3. Monitore os prazos e os resultados 

Provável que sua equipe cumpra as metas com sucesso, embora possua um prazo aquém esperado por você. Por isso, fique de olho no cronograma proposto e não deixe que o controle do projeto se perca em meio às outras tarefas.

Lembre frequentemente o prazo, não de maneira agressiva, mas com anotações em grupos do whatsapp ou outros tipos de plataformas. Assim, os profissionais ficarão motivados a realizar o combinado na data certa.

4. Seja claro ao detalhar as metas

Situações em que o funcionário está desorientado sobre o que realizar é muito comum, o que provoca conflitos, já que cada colaborador vai compreender a demanda de um modo diferente. 

Portanto, seja o mais preciso possível. Explique o que realmente deseja ao colaborador e quais são os passados devidamente tomados.

Resumindo 

Esse tipo de tarefa torna a empresa mais forte no mercado. Todos sabemos que é preciso adquirirmos metas para chegar ao sucesso, seja no trabalho, em casa, nos estudos, etc. Por isso, invista nesse objetivo com todo seu conhecimento. O resultado será positivo. Pode apostar!